21 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.98GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,6W

Escolas municipais do Paraná serão equipadas com energia solar

As prefeituras podem usar recursos próprios ou de financiamento (SFM) ou aguardar a publicação do Edital de 2020, do PEE

Autor: 6 de agosto de 2020março 14th, 2022Brasil
Escolas municipais do Paraná serão equipadas com energia solar

O investimento total será de aproximadamente R$ 46 milhões

Um projeto piloto do Paraná, que tem como objetivo promover a eficiência energética e a adoção de energia solar nas 5.500 escolas municipais de todo estado, está mais perto de ser operacionalizado.

Isso porque o governo paranaense anunciou que, até o fim deste ano, vão ser instalados sistemas fotovoltaicos em 224 escolas.

De acordo como governo paranaense, na primeira fase, serão beneficiados sete municípios: Balsa Nova, Cascavel, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranavaí e São José dos Pinhais. O investimento total será de aproximadamente R$ 46 milhões.

Parte dos recursos é do PEE (Programa de Eficiência Energética), da Copel (Companhia Paranaense de Energia), a fundo perdido. As prefeituras complementam o restante com recursos próprios, ou obtidos pelo SFM (Sistema de Financiamento aos Municípios), liberados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, com operação do Serviço Social Autônomo Paranacidade.

Os sete municípios foram aprovados pelo PEE da Copel, no edital de 2019. Com isso a companhia vai liberar de 55% a 62% dos valores a serem investidos em cada município. Em Balsa Nova, além das escolas municipais, também estão previstas a troca de luminárias das ruas por sistemas em LED e a implantação de um sistema fotovoltaico no prédio da prefeitura, com a posterior substituição da energia hidrelétrica pela de geração fotovoltaica.

Execução do projeto

O primeiro passo será a realização dos projetos para garantir maior eficiência energética em cada unidade. Isso significa a avaliação e substituição de equipamentos e instalações elétricas por produtos mais econômicos, como a troca de lâmpadas por unidades a LED, que oferecem a mesma iluminação com consumo menor e sem a geração de calor.

Em seguida, serão feitos os projetos para a implantação dos painéis para a geração de energia solar fotovoltaica. O payback da primeira fase do projeto será de aproximadamente três anos, em decorrência da economia a ser gerada por equipamentos mais eficientes e pela geração da energia a ser consumida.

“Nosso objetivo é levar esses benefícios a 180 municípios do Estado, no período de um ano”, disse João Carlos Ortega, secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.

Segundo ele, todos os municípios do Paraná já podem solicitar informações e manifestar a intenção de aderir à proposta de inovação, que promove economia e atende às normas de proteção ambiental.

Para viabilizar as ações, as prefeituras podem usar recursos próprios ou de financiamento (SFM) ou aguardar a publicação do Edital de 2020, do PEE da Copel, que definirá os projetos que receberão recursos a fundo perdido.

No caso de a própria prefeitura realizar, de forma independente, a etapa que leva à maior eficiência energética, os projetos devem seguir as referências utilizadas pelo Paranacidade.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.