[gtranslate]

Estádio Ullevaal recebe instalação de sistema FV

Projeto conta com 1.242 painéis solares bifaciais com potência de 248,4 kWp
Estádio Ullevaal recebe instalação de sistema FV
Vista dos painéis solares verticais instalados no estádio Ullevaal. Foto: Over Easy Solar/Divulgação

O Ullevaal, estádio nacional de futebol na Noruega, agora opera com energia solar. Ao todo, são 1.242 painéis fotovoltaicos bifaciais de 200 Wp cada, potência de 248,4 kWp e capacidade para gerar cerca de 219 MWh anualmente.

Segundo a Over Easy Solar, empresa responsável pelo projeto, os painéis foram instalados na posição vertical para melhor aproveitamento da incidência de raios solares. 

A empresa diz que o rendimento pode ser de 20% a 30% maior do que os telhados instalados da forma convencional. 

Outras vantagens do posicionamento vertical é que os painéis estão instalados na direção sul-norte (20 graus a leste do sul). Esse ângulo proporciona maior produção energética no inverno e é mais fácil para fazer a manutenção e reparos.

De acordo com a empresa, além de melhor aproveitamento dos raios solares, cada painel pesa cerca de 11 kg, essa foi uma das características responsáveis pela rápida instalação do telhado do estádio, pois além de mais leves são menores do que os painéis tradicionais. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Viviane Lucio
Viviane Lucio
Jornalista graduada pela UNIP (Universidade Paulista) e especialista em jornalismo científico pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Possui experiência em produção de notícias, reportagens, fotografia, assessoria de comunicação e de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal