18 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

Estratégias de controle e anti-ilhamento para inversores conectados à rede

Sistema de detecção de ilhamento é um um importante recurso de proteção encontrado neste tipo de aplicação

Autor: 11 de junho de 2022julho 29th, 2022Artigos técnicos
Estratégias de controle e anti-ilhamento para inversores conectados à rede

O que significa Ilhamento em um sistema fotovoltaico?Foto: SolarEdge/Reprodução

Este trabalho foi motivado pelo interesse em explorar os mecanismos de controle dos inversores empregados em sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica. 

Esses mecanismos podem ser divididos em dois grupos, de acordo com sua natureza: controles funcionais, necessários para que o inversor possa desempenhar sua função principal de injetar energia na rede elétrica, e (2) sistemas de proteção. 

No primeiro grupo encontram-se os mecanismos de sincronismo, controle da corrente de saída e rastreamento do ponto de máxima potência (MPPT – maximum power point tracking). 

No segundo grupo podem ser classificados os mecanismos de detecção de ilhamento, monitoramento da corrente de fuga e, nos inversores mais modernos encontrados no mercado, os sistemas ACFI (arc fault current interrupter) e anti-PID (potencial induced degradation). 

O escopo deste trabalho limita-se aos mecanismos de sincronismo com PLL (phase-locked loop), controle de corrente e detecção de ilhamento (ou sistema anti-ilhamento), que serão explorados com detalhes nas seções seguintes.

Confira o artigo acadêmico completo, clicando aqui e acessando a 10ª edição da Revista Canal Solar

Geyciane Pinheiro

Geyciane Pinheiro

Mestranda em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Atua na certificação de inversores fotovoltaicos conectados à rede pelo INMETRO no LESF (Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.