4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Evento debate segurança contra incêndio em VEs e sistemas fotovoltaicos

Capitão do Corpo de Bombeiros de Las Vegas ministra workshop em Brasília sobre importância do AFCI e rapid-shutdown

Autor: 20 de outubro de 2022Brasil
2 minutos de leitura
Evento debate segurança contra incêndio em VEs e sistemas fotovoltaicos

Capitão Richard Birt durante workshop realizado em Brasília. Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal promoveu, na última terça-feira (18) em parceria com a Enphase Energy, um workshop sobre segurança contra incêndio em VEs (veículos elétricos) e sistemas fotovoltaicos.

O evento, realizado no Auditório José Nilton Matos, em Brasília, contou com a presença de 250 bombeiros treinados, que acompanharam a palestra do capitão Richard Birt, profissional do setor que trabalhou durante 30 anos no Las Vegas Fire and Rescue e fundador do SAFE (Solar And Fire Education).

Como evitar incêndios em projetos fotovoltaicos?

Ao longo do discurso, ele fez uma introdução aos fundamentos de todos os equipamentos dos sistemas fotovoltaicos, como inversores e microinversores, por exemplo, e como os bombeiros têm que agir caso veja uma residência ou comércio em chamas, trazendo diferentes cenários de aplicação.

Evento contou com a presença de cerca de 250 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Foto: Reprodução

Evento contou com a presença de cerca de 250 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Foto: Reprodução

Além disso, comentou sobre o AFCI (sistema de interrupção para falha de arco elétrico), que fornece uma garantia confiável para a segurança da usina contra arcos elétricos, que são a principal causa de incêndio das plantas de energia solar.

Birt ainda destacou a importância do rapid-shutdown – sistema de desligamento rápido. Como o nome sugere, realiza o rápido desligamento dos painéis solares em caso de falha, garantindo assim a segurança das equipes de primeiros socorros.

“Tivemos o prazer de ter conosco o capitão Richard Birt, maior especialista em proteção e combate a incêndios em estruturas fotovoltaicas e baterias. Foi muito positivo, é uma agenda que está se consolidando no mundo inteiro e precisamos ter esse conhecimento para tornar não só a atividade mais segura como a sociedade”, disse o tenente coronel Thiago John, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

AFCI e rapid shutdown: como melhorar a segurança dos sistemas FV

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.