27 de junho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.08GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,2W

Evolução dos grampos de fixação para módulos fotovoltaicos

Componentes que integram um sistema de energia fotovoltaica estão em constante evolução

Autor: 13 de janeiro de 2022junho 13th, 2022Artigos técnicos
Evolução dos grampos de fixação para módulos fotovoltaicos

Para otimizar custos e facilitar a montagem, a ARaymond desenvolveu o grampo de fixação PowAR Slot para módulos fotovoltaicos com frames. Foto: ARaymond/Divulgação

Ao utilizarmos equipamentos eletrônicos e tecnologias de informação que estão disponíveis no mercado, muitas vezes não nos damos conta dos processos de desenvolvimento que foram e estão sendo realizados para obter o que temos hoje, seja em um aparelho de celular ou na própria internet que você está utilizando agora. 

Aliás, quem não se recorda dos celulares que só realizavam chamadas e da internet discada que demorava minutos, ou até mesmo horas para carregar uma página de um site?

Conforme ocorrem os avanços tecnológicos, o que chega até o consumidor final são equipamentos mais práticos, funcionais e inteligentes. O mesmo ocorre na área das energias renováveis – no nosso caso, a solar.

Estruturas de fixação

Estruturas de fixação ou estruturas de suporte, de acordo com a definição da norma NBR 16690 – Instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos – Requisitos de projeto, podem ser aplicadas em diversos tipos de superfícies como, por exemplo, o solo, telhados ou na água (nas chamadas usinas flutuantes). 

Quando um sistema de energia solar fotovoltaica é executado em solo e sem rastreadores solares, a estrutura de fixação normalmente é composta pelos seguintes itens:

  • Pórtico
  • Tesoura
  • Mão Francesa
  • Terça
  • Grampos de fixação
  • Parafuso/porca para fixação

Para otimizar custos e facilitar a montagem, a ARaymond desenvolveu o grampo de fixação PowAR Slot para módulos fotovoltaicos com frames. 

Essa tecnologia exclui a necessidade de parafusos e porcas, possibilitando uma instalação rápida e sem a necessidade de ferramentas específicas, como uma parafusadeira para o ajuste do torque, bastando apenas o encaixe do módulo fotovoltaico ao grampo de fixação PowAR Slot.

Abaixo podemos verificar o grampo de fixação PowAR Slot já alocado na estrutura, pronto para o encaixe do módulo fotovoltaico.

Evolução dos grampos de fixação para módulos fotovoltaicos

Grampo de fixação PowAR Slot pronto para o encaixe do módulo fotovoltaico

Módulo fotovoltaicos encaixado no grampo de fixação PowAR Slot

Módulo fotovoltaicos encaixado no grampo de fixação PowAR Slot

Outra vantagem do grampo de fixação PowAR Slot é que ele já garante o aterramento dos módulos fotovoltaicos, uma vez que ao encaixar o módulo fotovoltaico ao grampo PowAR Slot, a camada de anodização é rompida, estando o grampo diretamente em contato com o alumínio, tornando-se uma opção 2 em 1.

Além das vantagens já citadas, o PowAR Slot conta também com uma baixa taxa de manutenção, já que dispensa a necessidade de torque e reduz o risco de danos causados às células dos módulos fotovoltaicos, evitando assim possíveis pontos quentes (hotspots). O sistema tem fácil montagem e desmontagem e é certificado pela SERMA TECHNOLOGIES de acordo com a norma IEC 61215 – 2016.

Grampos de fixação PowAR Slot

Grampos de fixação PowAR Slot

ARaymond

ARaymond

A fabricante de equipamentos fotovoltaicos trabalha na criação de soluções inovadoras para atender as necessidades exclusivas dos clientes, razão pela qual a ARaymond adota uma abordagem de parceria quando se trata de desenvolvimento de produtos.

6 comentários

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.