5 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

Extrativistas são beneficiadas com doação de sistema FV com baterias

Instalação garante fornecimento de energia e aumento de renda das trabalhadoras do Arquipélago do Bailique

Autor: 28 de junho de 2023Brasil
3 minutos de leitura
Extrativistas são beneficiadas com doação de sistema FV com baterias

Sistema fotovoltaico vai impulsionar a cadeia produtiva da comunidade. Foto: Nágila Rocha/PMM

Mais de 70 mulheres extrativistas da comunidade do Limão do Curuá, região ribeirinha amazônica de Bailique, receberam a doação de um sistema de energia solar da Prefeitura Macapá (AP) para que suas atividades não sejam impactadas pela falta de energia.

O grupo integra a Amelc (Associação de Mulheres Extrativistas do Limão do Curuá), que tem na produção de safras de óleo de sementes do Pracaxi a sua única fonte de renda. 

Trata-se de um produto fitoterápico conhecido pelo poder antiofídico e de cicatrização, que vem recebendo notoriedade nas indústrias de fármacos e cosméticos. Atualmente, as trabalhadoras produzem cerca de dois mil litros de óleo por safra. 

Com a chegada dos sistemas com baterias, a ideia é aumentar a produtividade e o alcance de novos clientes, uma vez que os equipamentos têm capacidade para fazer com que ventiladores, freezer, geladeira, bebedouro e lâmpadas de LED funcionem de forma ininterrupta. 

A instalação também vai permitir a inauguração dos liquidificadores industriais da comunidade que nunca haviam sido ligados pela falta de energia. O equipamento é utilizado para processar e triturar o fruto do pracaxi.

O kit de energia entregue pela Prefeitura é compostos por módulos fotovoltaicos, inversores e banco de baterias, além de estruturas de fixação e cabeamento.

A instalação foi realizada pela Cipemac (Companhia de Iluminação Pública, Energia Sustentável e Saneamento do Município de Macapá). 

De acordo com Claudiane Barbosa, presidente da Amelc, a instalação do sistema na localidade era uma reivindicação antiga do grupo de mulheres.

“Estamos na luta desde 2003 e essa é a primeira vez que a gente recebe um material desse. Agora vamos poder aumentar nossa produção e gerar mais renda”, disse ela. 

Semente de Pracaxi extraída pelo grupo de mulheres da Amelc. Foto: Jesiel Braga/PMM

Comunidade Limão do Curuá

Limão do Curuá é uma das 50 comunidades do Arquipélago do Bailique, caracterizado como um território de populações tradicionais adaptadas e dependentes dos ecossistemas naturais para sua reprodução cultural e socioeconômica.

A comunidade se formou às margens do rio Curuá, sendo composta por famílias que vivem do manejo do açaí, da pesca artesanal de peixe e camarão, e da extração do óleo de pracaxi, como é o caso das mulheres extrativistas da Comunidade do Limão do Curuá. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.