Fábrica de células TOPCon da Sunova irá produzir anualmente 9 GW

Empresa está investindo na ampliação do empreendimento, que fabrica células de 182 mm, 199 mm e 210 mm
Canal Solar Fábrica de células TOPCon da Sunova irá produzir anualmente 9 GW
Fábrica da Sunova localizada na província de Sichuan. Imagem: Sunova Solar/Divulgação

A Sunova Solar anunciou que está investindo em sua fábrica de células TOPCon, localizada na cidade de Yibin, na China – inaugurada em 5 de janeiro de 2024 – para aumentar a capacidade produtiva e atingir 9 GW anuais. Isso equivale, conforme a companhia, a aproximadamente 36 mil módulos de alta eficiência por dia.

“Investir em nossa própria linha de fabricação de células é um marco importante em nossa estratégia de longo prazo e reduzirá nossa dependência de outros fornecedores, garantindo assim uma entrada de células de qualidade consistente para módulos de alta eficiência”, disse Mike Song, presidente da Sunova Solar.

“Além disso, isso nos permite atender os clientes com tecnologia avançada que desenvolvemos continuamente – proporcionando maior controle sobre a cadeia de suprimentos”, ressaltou.

Mais detalhes da fábrica

Segundo a fabricante, o empreendimento é uma instalação totalmente automatizada de última geração que permite a fabricação de células dos três principais tamanhos, ou seja, 182 mm, 199 mm e 210 mm, para possibilitar uma ampla gama de aplicações.

Com seu sistema de transporte de robôs móveis baseado em 5G-AGV (veículo guiado automaticamente), a empresa afirmou que a fábrica usa as mais novas soluções flexíveis de automação intralogística.

Em conjunto com a rede móvel de 5ª geração, que oferece recursos de alta confiabilidade, velocidade e baixa latência, o desempenho e a eficiência dos AGVs usados para transportar materiais dentro da nova fábrica da Sunova são ainda mais aprimorados.

De acordo com a empresa, a qualidade da célula é garantida por meio de uma série de testes diferentes, como classificação de cor e aparência, testes de EL, testes de desempenho elétrico IV, bem como outros de confiabilidade, como tensão e teste de deterioração da luz.

No total, o empreendimento ocupa uma área de 107 mil m², dos quais a área de produção de células corresponde a 67 mil m². Atualmente, 560 pessoas trabalham no local e 420 trabalhadores da linha de frente estão empregados na unidade de produção.

A produção de células é alimentada por uma usina solar no telhado e foi projetada com um sistema concentrado de reciclagem de água, o que enfatiza os esforços da Sunova para fabricar soluções fotovoltaicas em condições ecologicamente corretas.

Sobre a Sunova Solar

A Sunova, fundada em 2016, opera três fábricas na China e no Vietnã, com capacidade integrada de 4,2 GW de painéis, bem como a fábrica de 9 GW para produção de células TOPCon.

Ao mesmo tempo, estabeleceu filiais ou escritórios na Alemanha, Brasil, Polônia, Holanda, Espanha, Itália, França, México, Vietnã e outros países. Ao todo, tem mais de 100 parceiros líderes do setor em mais de 20 países. Em dezembro de 2023, a fabricante já havia enviado mais de 4 GW de módulos acumulados em todo o mundo.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal