O crescimento dos sistemas geração, tanto a GD (geração distribuição), quanto a conexão de APE (autoprodutores) e PIE (produtores independentes) conectados em média tensão no Brasil tem revelado um gargalo técnico: a carência de profissionais qualificados para projetar e operar e realizar manutenções adequadas em cabines primárias.
A ausência de conhecimentos específicos sobre normas técnicas, critérios de proteção e exigências específicas das concessionárias de distribuição tem resultado em instalações com alto risco de falha e em dificuldades para a homologação dos sistemas.
O professor do Canal Solar Denilson Lima, especialista em desenvolvimento de projetos de cabine primária, destaca que integradores e engenheiros eletricistas têm enfrentado impasses por falta de documentação adequada ou têm seus projetos reprovados por não atenderem aos requisitos mínimos definidos pelas distribuidoras de energia e normas técnicas aplicáveis.
Segundo Lima, isso tem acontecido porque apesar das exigências estabelecidas em normas como a NBR 14.039, NBR 5.410 e na Resolução Normativa 1.000/2021 da ANEEL, muitos profissionais negligenciam etapas críticas do projeto, como a elaboração de estudos de proteção e dimensionamento correto dos equipamentos.
“A falta de domínio sobre essas diretrizes compromete a segurança dos sistemas e, em alguns casos, pode levar à reprovação do projeto por parte das concessionárias. Além disso, erros nos estudos de proteção, memorial descritivo ou falta da documentação adequada têm gerado retrabalho, aumento de custos e atrasos nas conexões dos projetos”, ressaltou o professor.
Diante desse cenário, torna-se cada vez mais urgente o investimento em capacitação técnica e atualização profissional. Cursos específicos sobre projetos de cabines primárias para preparar engenheiros e integradores para os desafios do setor. “A profissionalização sobre cabine primária é essencial para assegurar a qualidade das instalações e minimizar retrabalhos”, afirma Lima.
Conheça o Curso de Projeto de Cabines Primárias
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.