[gtranslate]

RE+ 2024: confira a cobertura do maior evento solar dos EUA

Mega feira reuniu mais de 1,3 mil expositores entre os dias 09 e 12 de setembro na Califórnia
RE+ 2024 confira a cobertura do maior evento solar dos EUA
Exposição foi realizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Foto: Canal Solar

A RE+ 2024, a maior feira de energia solar da América do Norte, apresentou uma série de novidades para o mercado fotovoltaico mundial, com destaque para soluções de armazenamento, equipamentos voltados ao modelo de VPPs (usinas virtuais), além de tecnologias para aplicações em C&I (comercial e industrial) e para carregamento veicular. 

Outras soluções apresentadas envolveram painéis solares flexíveis e mega trackers que rotacionam em seu próprio eixo, otimizando a geração de energia para investidores que comercializam eletricidade. 

A exposição ocorreu nesta semana, entre os dias 10 e 12 de setembro, no Anaheim Convention Center, um dos principais centros de convenções dos Estados Unidos, em Anaheim, na Califórnia. 

O Canal Solar percorreu os corredores do evento que reuniu mais de 1,3 mil expositores para acompanhar as principais tendências do mercado americano.

Confira abaixo algumas das principais soluções encontradas pela equipe do Canal Solar. 

Virtual Power Plants

Sistema que é utilizado para consumidores que adotam o modelo de VPP. Foto: Divulgação

Uma das principais soluções exibidas na RE+ 2024 foram os equipamentos da SolarEdge para atender o modelo de VPP (Virtual Power Plant), que está em rápida expansão nos EUA.

Nesse modelo, o consumidor que gera sua própria energia e tem a possibilidade de ser remunerado ao injetar a energia acumulada nas baterias nos horários de pico. Mas como funciona? 

Basicamente, consumidores que possuem sistemas de energia solar com baterias integradas disponibilizam energia para a rede elétrica em momentos de alta demanda de energia.

Para essa operação, existe a figura de um agregador que faz a “ponte” entre o consumidor e a concessionária de energia. Mas, de que forma isso acontece? 

O agregador recebe as ordens de despacho das concessionárias para injetar uma determinada quantidade de energia em horários específicos.

Após receber a ordem de serviço, em geral um dia antes (day ahead), ele comanda o inversor do consumidor a injetar a quantidade de energia no horário contratado para que a operação seja realizada.

Em entrevista ao Canal Solar, a SolarEdge explicou que essa operação pode ser de forma analógica (e-mail enviado para o agregador) ou digital, em que o inversor recebe comando via API (Application Programming Interface) uma informação de quanto é preciso despachar e em qual período.

Hoje, a companhia atua como agregador em alguns países, como os EUA, Austrália, Holanda e África do Sul. A SolarEdge destacou que a principal motivação para o consumidor aderir a este modelo é o ganho financeiro. 

A companhia relatou que alguns consumidores com sistemas de 7 kWp, com sistemas de baterias de 10 kWh, que prestam este tipo de serviço para rede chegam a ter um ganho extra de cerca de US$ 1 mil.

Ganho de geração com trackers

Tracker da Mechatron Solar exibido junto ao público norte-americano. Foto: Divulgação

A fabricante Mechatron Solar exibiu logo na entrada do evento o M16KD Gearless Dual-Axis Tracker, um modelo de tracker projetado especialmente para o setor agrícola. 

Ao Canal Solar, a companhia pontuou que a solução pode aumentar o rendimento de energia de um projeto solar em até 40%, uma vez que o tracker possui dois tipos de movimento.

O primeiro deles é o movimento do eixo, algo comum a trackers, e o segundo é o movimento em seu próprio eixo.

A companhia disse ainda que a tecnologia possui precisão na localização da posição do sol devido ao desenvolvimento de um software aprimorado.

Bateria orgânica

Tecnologia em desenvolvimento apresentada na feira. Foto: Canal Solar

As baterias orgânicas são uma tecnologia de armazenamento de energia solar que utilizam carbono, ao invés do tradicional lítio ou chumbo.

Essa solução é feita de materiais renováveis, e promove sustentabilidade, com componentes biodegradáveis e menos tóxicos.

Um estande que apresentou a solução foi o da empresa Cmblue Energy, que já conta com algumas poucas aplicações em cursos nos Estados Unidos e outras em fase de desenvolvimento.

Módulos fotovoltaicos flexíveis

Módulo fotovoltaico flexível no estande da NE Solar. Foto: Canal Solar

Esse módulo foi apresentado pela NE Solar, sendo feito com células monocristalinas e possuindo uma estrutura flexível devido ao material maleável. A tecnologia pode ser aplicada em superfícies irregulares e que precisam ser moldadas. 

Além disso, o painel solar conta com alta eficiência energética por causa das células monocristalinas e de grande durabilidade.

Ao Canal Solar, a empresa destacou que o faz esse módulo ser tão flexível ao ponto de ser possível moldá-lo sob uma superfície rodada, por exemplo, é o fato de a célula passar por processos diferenciados, principalmente de laminação. 

Conectores de aço inoxidável 

Conector da 3M exposto na feira norte-americana. Foto: Canal Solar

A 3M apresentou ao público uma solução de conectores para aplicações de sistemas fotovoltaicos de grande porte com baterias. O equipamento é feito de aço inoxidável, garantindo maior durabilidade e robustez a solução. 

Diferentemente dos conectores convencionais, onde é preciso realizar o processo de crimpagem com alicates de alta pressão), o produto da 3M é mecanicamente desenvolvido para atingir, de maneira mais efetiva, o torque correto junto aos cabos. 

Sistema de gerenciamento de carga

Com a solução é possível conferir a performance das estações de carregamento. Foto: Canal Solar

A TeraHive apresentou ao público o seu sistema de monitoramento de carga para diferentes tipos de investidores, onde é possível verificar em tempo real a performance individualizada de cada uma de suas estações de carregamento de veículos elétricos em todo o mundo. 

O equipamento opera por meio de uma plataforma que armazena os dados atualizados em nuvem, mostrando o quanto cada carregador está gerando para o investidor em termos de resultado financeiro, além de muitas outras funcionalidades. 

Rack de baterias

Rack de baterias da CATL possui 3,5 toneladas. Foto: Canal Solar

O estande da CATL apresentou ao público um rack de baterias com uma capacidade de até 400 kWh e que possui uma tensão de operação 1.331 V. Ou seja, trata-se de uma aplicação popularmente conhecida como “High Voltage”. 

A solução pesa cerca de 3,5 toneladas com grau de proteção IP 56, sendo própria para aplicação C&I (comercial e industrial), sendo possível conectar a tecnologia no barramento AC do quadro de um estabelecimento, como um supermercado, e fazer a gestão energética dele. O rack conta com sete células e sistemas PCS e BMS. 

Células de baterias

Baterias do tipo Blade foram destaque no estande da BYD. Foto: Canal Solar

A BYD apresentou na feira norte-americana novas soluções em armazenamento de energia elétrica, com destaque para as baterias do tipo Blade e voltadas tanto para aplicações estacionárias quanto para veículos elétricos. 

Trata-se de uma célula de baterias de alta capacidade (quase 1,3 kWh) e de tamanho um pouco maior do que as tecnologias mais conhecidas do mercado, como as células prismáticas ou cilíndricas. 

Segundo a fabricante, a tecnologia também possui eficiência e densidade de carga elevada.  Além disso, a empresa também apresentou um rack de baterias de 500 kWh, com potência de 250 kW e com sistemas de refrigeração líquida. 

Equipamentos para linhas de vida 

Novidade apresentada pela empresa S-5! na feira. Foto: Canal Solar 

Outro solução interessante apresentada na RE+ 2024 foi um sistema de proteção para instaladores de sistemas fotovoltaicos, com uma plataforma para o uso de linha de vida e demais equipamentos de segurança em telhados zipados. Ou seja, para galpões de grande porte. 

A novidade apresentada pela empresa S-5! foi desenvolvida para ser acoplada diretamente na telha de uma residência, sendo considerada ideal para telhados que não possuem linha de vida permanente. 

Com isso, os trabalhadores que foram fazer a instalação dos módulos solares numa residencial ou comercial podem atuar com um nível ainda mais de segurança. 

Aplicação para C&I

Rack de baterias da Growatt na RE+ 24 Foto: Canal Solar 

A Growatt apresentou uma solução em baterias para aplicações em comércios e indústrias. Diferentemente dos racks convencionais, aqui as baterias no modelo Stand Alone. 

Cada pack de bateria tem aproximadamente 15 kWh, são monitorados por BMS e ligados em série. Ao todo, são dez baterias empilhadas com cada uma delas tendo 50V em seus terminais, totalizando uma aplicação de cerca de 500V.  

As baterias são conectadas em um inversor (que aparece na foto ao lado direito) de forma que elas possam ser carregadas no horário de fora a ponto de serem descarregadas no horário de ponta. Os inversores estão disponíveis em diversas versões e que vão de 28 kW até 100 kW de potência. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal