A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) recebeu o selo I-REC (International Renewable Energy Certificate), que certifica o uso exclusivo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, como solar e eólica, entre abril e dezembro de 2024.
O selo é reconhecido globalmente e atesta a rastreabilidade da energia consumida, reforçando o alinhamento da instituição com práticas sustentáveis e com os princípios ESG.
A certificação é resultado da adesão da Fiocruz ao Mercado Livre de Energia, adotada no ano passado e que permitiu uma redução de mais de 7 mil toneladas de CO₂ equivalente na atmosfera.
O volume evitado equivale à emissão anual de mais de 5 mil carros populares movidos a gasolina ou à captura de carbono realizada por cerca de 50 mil árvores em 20 anos.
A iniciativa integra os esforços da instituição para fortalecer a gestão ambiental e contribuir com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), em especial os compromissos da Agenda 2030.
I-RECs públicos
Além da Fiocruz, outras instituições públicas federais também têm buscado a certificação I-REC como forma de comprovar o consumo de energia renovável. A Rede Ebserh, responsável pela administração dos hospitais universitários federais do Ministério da Educação já implantou o uso de energia 100% renovável com rastreabilidade.
Outro exemplo é o Banco do Brasil, empresa de controle estatal, que atingiu a marca de 100% da energia elétrica compensada por certificados I-REC, cobrindo mais de 530 mil MWh com energia proveniente de fontes eólicas e solares.
Esses casos refletem um movimento mais amplo no setor público e privado: o Brasil se tornou, em 2024, o segundo país com maior volume de certificados I-REC negociados no mundo, com quase 50 milhões de unidades emitidas, segundo dados da plataforma internacional do programa.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.