Fiocruz recebe selo internacional por uso exclusivo de energia renovável

A certificação é resultado da adesão da Fundação ao Mercado Livre de Energia, adotada no ano passado
Canal Solar - Fiocruz recebe selo internacional por uso exclusivo de energia renovável
Conjunto histórico da Fiocruz no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) recebeu o selo I-REC (International Renewable Energy Certificate), que certifica o uso exclusivo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, como solar e eólica, entre abril e dezembro de 2024. 

O selo é reconhecido globalmente e atesta a rastreabilidade da energia consumida, reforçando o alinhamento da instituição com práticas sustentáveis e com os princípios ESG. 

A certificação é resultado da adesão da Fiocruz ao Mercado Livre de Energia, adotada no ano passado e que permitiu uma redução de mais de 7 mil toneladas de CO₂ equivalente na atmosfera.

O volume evitado equivale à emissão anual de mais de 5 mil carros populares movidos a gasolina ou à captura de carbono realizada por cerca de 50 mil árvores em 20 anos.

A iniciativa integra os esforços da instituição para fortalecer a gestão ambiental e contribuir com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), em especial os compromissos da Agenda 2030.

I-RECs públicos

Além da Fiocruz, outras instituições públicas federais também têm buscado a certificação I-REC como forma de comprovar o consumo de energia renovável. A Rede Ebserh, responsável pela administração dos hospitais universitários federais do Ministério da Educação já implantou o uso de energia 100% renovável com rastreabilidade. 

Outro exemplo é o Banco do Brasil, empresa de controle estatal, que atingiu a marca de 100% da energia elétrica compensada por certificados I-REC, cobrindo mais de 530 mil MWh com energia proveniente de fontes eólicas e solares.

Esses casos refletem um movimento mais amplo no setor público e privado: o Brasil se tornou, em 2024, o segundo país com maior volume de certificados I-REC negociados no mundo, com quase 50 milhões de unidades emitidas, segundo dados da plataforma internacional do programa.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.