A 25ª edição do Fórum GD Nordeste será sediada em Recife (PE) durante o mês de agosto. O evento ocorrerá nos dias 7 e 8, quarta e quinta-feira no Centro de Eventos Recife.
O evento reúne provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais e acadêmicos que atuam direta ou indiretamente na GD (geração distribuída) oriunda de fontes renováveis de energia.
“O Fórum GD Região Nordeste pela primeira vez chega a cidade de Recife, onde nós inclusive realizamos em 2019 o maior evento de geração distribuída do país. Nós estamos voltando agora com as possibilidades de trazer novos investimentos, de colocar o estado e a região do Nordeste como protagonista” destaca Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, organizador do evento.
Rudinei Miranda, presidente da ANER (Associação Nacional das Entidades Representativas de Energias Renováveis), uma das apoiadoras do evento, pontua que o Fórum GD tem grande importância para fomentar negócios e conhecimentos na região Nordeste.
“Ter grandes eventos destes dentro do Nordeste e aqui essencialmente no estado de Pernambuco, no qual eu estou presidente da associação pernambucana e agora assumi também a posição de presidente da nacional, nos deixa muito satisfeitos em saber que é um evento sério, um evento com respaldo, com qualidade, um evento focado em agregar valor. Então isso dá muita tranquilidade inclusive de a gente estar apoiando diretamente o evento” pontua Miranda.
Estrutura do evento
O Fórum acontecerá em dois dias com painéis e palestras debatendo assuntos em alta sobre a GD na região nordeste do país, além de temas relevantes sobre o mercado livre de energia, como novas oportunidades de negócios, capacitação de profissionais e a legislação brasileira para esse tipo de produção de energia.
“Traremos os principais players a nível global que estarão compartilhando seu conhecimento, palestrando sobre diversos temas como situação jurídica, fluxo reverso, oportunidades de financiamento, novas tecnologias em módulos e inversores, conectores” explica Fraga.
“Falaremos sobre as usinas de pequeno e médio porte, mercado livre de energia. Então, a temos a convicção e a certeza de que esse evento vai ser o maior de todos já realizados pelo Grupo FRG e esperamos em torno de 1, 5 mil a 2 mil pessoas por dia” complementa ele..
GD no contexto nordestino
Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil tem atualmente 29,58 GW de capacidade instalada em GD. O nordeste é responsável por 5,88 GW.
Dentre os nove estados nordestinos, a Bahia desponta como líder no segmento, com uma produção de 1,29 GW. Ceará e Pernambuco fecham o top 3, com respectivamente, 0,96 GW e 0,87 GW de potência instalada.
Recife, sede do evento, conta atualmente com quase 8 mil unidades consumidoras em GD, e cerca de 80 MW em potência instalada.
Inscrições e mais informações estão disponíveis no site do evento
Serviço
Fórum GD Nordeste
Quando: 07 e 08 de agosto, das 8h às 18h
Onde: Centro de Eventos Recife
Endereço: Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, Recife (PE)
Mais informações: site do evento