O instituto alemão Fraunhofer ISE concluiu o projeto “GFM Benchmark”, em parceria com os quatro operadores de transmissão da Alemanha, no qual desenvolveu um procedimento de teste para inversores grid-forming, que é a capacidade de assumir funções de formação e estabilização da rede elétrica.
Ao todo, sete empresas participaram dos testes, que submeteram equipamentos a condições críticas descritas no novo procedimento de teste, como variações bruscas de frequência e curtos-circuitos.
Segundo o laboratório, os resultados mostraram comportamentos semelhantes em alguns pontos, mas diferenças relevantes em outros, permitindo recomendações de otimização para quase todos os dispositivos.
“Os dispositivos apresentaram comportamento semelhante sob requisitos claramente definidos. Em outros casos, no entanto, houve grandes diferenças, e conseguimos fornecer aos fabricantes sugestões de otimização para quase todos os dispositivos”, explicou Roland Singer, gerente de Projetos do Fraunhofer ISE.
As conclusões já influenciam o processo de padronização europeu: parte dos achados embasou a nota técnica VDE FNN “Propriedades grid-forming”, que define requisitos e métodos de verificação.
Os resultados dos testes serão publicados anonimamente e apresentados no 24º Workshop de Integração Eólica e Solar, em 8 de outubro.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.