Fraunhofer ISE testa inversores fotovoltaicos grid-forming

Procedimento desenvolvido em parceria com operadoras alemãs avalia prontidão tecnológica e ajuda a definir padrões para a transição energética
Canal Solar Instituto Fraunhofer ISE cria novo teste para inversores fotovoltaicos
Foto: Fraunhofer ISE/Divulgação

O instituto alemão Fraunhofer ISE concluiu o projeto “GFM Benchmark”, em parceria com os quatro operadores de transmissão da Alemanha, no qual desenvolveu um procedimento de teste para inversores grid-forming, que é a capacidade de assumir funções de formação e estabilização da rede elétrica.

Ao todo, sete empresas participaram dos testes, que submeteram equipamentos a condições críticas descritas no novo procedimento de teste, como variações bruscas de frequência e curtos-circuitos.

Segundo o laboratório, os resultados mostraram comportamentos semelhantes em alguns pontos, mas diferenças relevantes em outros, permitindo recomendações de otimização para quase todos os dispositivos.

“Os dispositivos apresentaram comportamento semelhante sob requisitos claramente definidos. Em outros casos, no entanto, houve grandes diferenças, e conseguimos fornecer aos fabricantes sugestões de otimização para quase todos os dispositivos”, explicou Roland Singer, gerente de Projetos do Fraunhofer ISE.

As conclusões já influenciam o processo de padronização europeu: parte dos achados embasou a nota técnica VDE FNN “Propriedades grid-forming”, que define requisitos e métodos de verificação.

Os resultados dos testes serão publicados anonimamente e apresentados no 24º Workshop de Integração Eólica e Solar, em 8 de outubro.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Líder de Comunicação do Canal Solar. Host do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado de energias renováveis. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.