24 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.98GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Furnas realiza leilão de certificados de energia renovável em janeiro

O objetivo é atrair consumidores focados em contribuir com o meio ambiente e sustentabilidade

Autor: 8 de janeiro de 2021Brasil
Furnas realiza leilão de certificados de energia renovável em janeiro

Furnas lançou, no final de dezembro, o seu primeiro leilão de certificados de energia renovável I-REC, que será realizado no próximo dia 29 de janeiro. O objetivo é atrair consumidores focados em contribuir com o meio ambiente e sustentabilidade.

Os interessados poderão fazer propostas de quantidade de certificados e de preço, respeitada a quantidade mínima de 150 mil certificados no caso do produto 1 (beneficiário final, empresas comprometidas em abater suas emissões) e 50 mil no caso do produto 2 (comercializador).

Segundo a empresa, os produtos oferecidos são de fontes hídricas oriundos das hidrelétricas de Itumbiara (2.082 MW) e Serra da Mesa (1.275 MW), ambas localizadas em Goiás.

Para participar do leilão é preciso enviar um e-mail para [email protected] com o preenchimento do formulário de cadastro, e termo de adesão, com a documentação para habilitação conforme edital disponível no site.

José Alves de Mello Franco, diretor de Comercialização e Regulação de Furnas, destacou o crescimento do mercado de Certificados de Energia Renovável como engajamento das empresas em reduzir emissões de gases de efeito estufa. “Nesta esteira a aquisição de I-RECs é uma alternativa eficaz e de fácil acesso para empresas que buscam políticas mais sustentáveis”.

Para Fabiana Teixeira, superintendente de Estudos de Mercado e Inovações de Furnas, o leilão abre portas para compradores mais exigentes que valorizam aspectos socioambientais. “Queremos inspirar empresas a fazerem boas escolhas, fomentar o uso de energia renovável e contribuir para um planeta mais sustentável”.

Sobre o I-REC

Segundo Furnas, o I-REC permite a todos os usuários de eletricidade fazer uma escolha consciente e baseada em evidências para a energia renovável, em qualquer país. Cada I-Rec equivale a 1 MWh de energia renovável gerada.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.