Furnas lançou, no final de dezembro, o seu primeiro leilão de certificados de energia renovável I-REC, que será realizado no próximo dia 29 de janeiro. O objetivo é atrair consumidores focados em contribuir com o meio ambiente e sustentabilidade.
Os interessados poderão fazer propostas de quantidade de certificados e de preço, respeitada a quantidade mínima de 150 mil certificados no caso do produto 1 (beneficiário final, empresas comprometidas em abater suas emissões) e 50 mil no caso do produto 2 (comercializador).
Segundo a empresa, os produtos oferecidos são de fontes hídricas oriundos das hidrelétricas de Itumbiara (2.082 MW) e Serra da Mesa (1.275 MW), ambas localizadas em Goiás.
Para participar do leilão é preciso enviar um e-mail para [email protected] com o preenchimento do formulário de cadastro, e termo de adesão, com a documentação para habilitação conforme edital disponível no site.
José Alves de Mello Franco, diretor de Comercialização e Regulação de Furnas, destacou o crescimento do mercado de Certificados de Energia Renovável como engajamento das empresas em reduzir emissões de gases de efeito estufa. “Nesta esteira a aquisição de I-RECs é uma alternativa eficaz e de fácil acesso para empresas que buscam políticas mais sustentáveis”.
Para Fabiana Teixeira, superintendente de Estudos de Mercado e Inovações de Furnas, o leilão abre portas para compradores mais exigentes que valorizam aspectos socioambientais. “Queremos inspirar empresas a fazerem boas escolhas, fomentar o uso de energia renovável e contribuir para um planeta mais sustentável”.
Sobre o I-REC
Segundo Furnas, o I-REC permite a todos os usuários de eletricidade fazer uma escolha consciente e baseada em evidências para a energia renovável, em qualquer país. Cada I-Rec equivale a 1 MWh de energia renovável gerada.