Quase 7 milhões de unidades consumidoras já recebem créditos de energia por meio da GD no Brasil, modelo que está presente em praticamente todo o território nacional e segue em trajetória de expansão.
Para 2026, a expectativa é de um crescimento de cerca de 15% na potência instalada do segmento, impulsionado principalmente pela fonte solar.
Dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) indicam que o país conta atualmente com cerca de 3,87 milhões de sistemas de geração distribuída conectados à rede, distribuídos por 5.565 municípios.
Esse conjunto de instalações soma aproximadamente 43,5 GW de potência instalada e beneficia cerca de 21 milhões de pessoas. Segundo a ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída), a projeção é que esse volume alcance 50 GW até o fim de 2026.
A energia solar responde por cerca de 99% da potência instalada na geração distribuída brasileira, consolidando-se como a principal tecnologia do segmento, visto que, esse protagonismo também se reflete no perfil dos consumidores, com a classe residencial liderando o número de conexões, que já supera 3 milhões de sistemas instalados, seguida pelos segmentos comercial e rural.
De acordo com o presidente da ABGD, Carlos Evangelista, entre 2024 e 2025 foram registradas mais de 1,5 milhão de novas conexões.
Para 2026, além da ampliação da capacidade instalada, a expectativa é de avanços tecnológicos, maior integração com sistemas de armazenamento junto aos consumidores e o crescimento de modelos coletivos, como os condomínios solares.
“A GD também traz benefícios econômicos e sistêmicos, como a redução de perdas na rede elétrica, o adiamento de investimentos em transmissão e distribuição, a geração de empregos locais e a atração de capital privado”, avaliou a entidade.
Segundo Evangelista, esses impactos foram analisados em um base de estudo técnico desenvolvido em 2025 por especialistas USP (da Universidade de São Paulo).
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.