23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Genyx e Sebrae promovem evento de capacitação sobre energia solar

Segunda edição do Minas Solar na Estrada chega à Governador Valadares, interior de Minas Gerais

Autor: 12 de abril de 2023Capacitação
3 minutos de leitura
Genyx e Sebrae promovem evento de capacitação sobre energia solar

Minas Solar na Estrada debaterá tendências do setor fotovoltaico. Foto: Freepik

A Genyx Solar Power e o Sebrae realizam, nesta quinta-feira (13), a segunda edição do Minas Solar na Estrada, que acontece em Governador Valadares, a 314 km de Belo Horizonte.

O evento reúne diversas empresas e especialistas do setor para discutir sobre mercado, tendências, oportunidades, novos modelos de negócios, gestão e empreendedorismo e ambiente regulatório.

O Minas Solar na Estrada fará um tour por 10 cidades do estado em 2023. A primeira edição aconteceu em março, em Janaúba, na região norte, e teve a presença de mais de 400 pessoas.

“Tivemos uma grande presença de público neste primeiro evento. Isso traz motivação e também gera expectativa para o que faremos em Governador Valadares”, disse Bruno Catta Preta, diretor de relações institucionais da Genyx e coordenador regional da ABSOLAR.

De acordo com ele, Minas é o segundo estado mais populoso do país e segundo em geração de energia solar, sendo que em todos os 850 municípios existe pelo menos um módulo fotovoltaico (só Janaúba, no norte do estado, tem 1,5 milhão).

“Só estes dados já justificam o Minas Solar na Estrada, que tem como objetivo promover relacionamentos profissionais que levem a bons negócios e soluções que ajudem na democratização da energia solar no país”, completou o executivo.

Diogo Lisboa, analista do setor de energia do Sebrae Minas, vê os eventos do Minas Solar na Estrada como uma oportunidade de se comunicar com a comunidade do setor solar e de ajudar na capacitação e no empreendedorismo que este modelo de negócio oferece.

“Em todos os eventos do Minas Solar será possível conhecer e aproveitar a demanda de cada região, inserindo de forma competitiva e sustentável, pequenos negócios de Minas Gerais na cadeia de geração distribuída de energia solar fotovoltaica”, apontou.

Para Lisboa, Governador Valadares é um dos maiores pólos econômicos do estado e nesta edição, além de discutir temáticas da cadeia produtiva fotovoltaica, será um momento para fortalecer o networking durante a feira que estará acontecendo com a presença de fabricantes, distribuidores e instituições financeiras apresentando linhas de crédito e financiamento.

Cronograma

Para o mês de abril, o Minas Solar na Estrada chega no município de Governador Valadares em (13/04) e na capital Belo Horizonte nos dias 27 e 28/04. Em maio, a caravana faz parada em Teófilo Otoni (25/05), enquanto em junho, segue viagem para Montes Claros (02/06) e Arinos (21/06).

A próxima parada é no mês de julho, no dia 20/06 na cidade de Itajubá. Para agosto, Juiz de Fora recebe o Minas Solar em data a definir. O projeto segue estrada e no mês de setembro encosta no município de Uberlândia (21/09). Itaúna fecha o percurso da caravana no dia 26/10.

O Minas Solar na Estrada tem apoio da ABSOLAR e conta com os parceiros: Banco Genyx, Chint Power, Clamper, Hoymiles, Inox Par, JA Solar, Nansen, New Cabos e Solar Group.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.