16 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,2W

GoodWe anuncia inversores compatíveis com painéis de alta potência

Fabricante disponibiliza inversores residenciais, comerciais e industriais e para usinas de grande porte

Autor: 11 de junho de 2021Brasil
GoodWe anuncia inversores compatíveis com painéis de alta potência

A fabricante de inversores GoodWe ampliou o seu portfólio de produtos disponíveis para o mercado fotovoltaico brasileiro. Seguindo as inovações tecnológicas de mercado, a empresa atualizou a capacidade de seus inversores.

A nova linha HT, primeiro lançamento da fabricante no país em 2021, é voltada para projetos de grande porte e também de geração centralizada. 

Segundo a fabricante, a linha possui modelos de 100, 110, 120 e 136kW com tensão de entrada de 1100Vcc e modelos de 225 e 250kW com tensão de entrada de 1500Vcc. 

Ademais, todos os inversores da linha HT possuem limite de 30A de entrada por MPPT, sendo possível trabalhar com módulos de potência mais elevada.

“A linha HT possui uma gama completa de funcionalidades para projetos de grande porte, como fonte de alimentação para tracker solar, comunicação PLC e proteções de DPS e seccionamento integradas”,  destaca Alexandre Pereira, service manager da GoodWe Brasil.

“Além de contar com classe de proteção IP66, que possibilita a instalação até abaixo de chuva e certificação contra corrosão C5, para instalação em ambientes extremos. Ainda é possível realizar manutenção noturna nos inversores e fazer compensação de energia reativa na rede durante a noite”, acrescenta.

Linha Grey

Recentemente, a fabricante lançou uma família de inversores com preço mais acessível ao mercado fotovoltaico. A linha Grey possui equipamentos monofásicos de 3, 5 e 6kW, não contam com DPS CC e CA e possuem um acabamento na cor cinza.

Linha Grey GoodWe

Upgrade no portfólio

Outra novidade da GoodWe para este ano foi a atualização de todas as linhas de inversores para compatibilidade com módulos de maior potência (450-550W), os quais também possuem uma corrente maior de trabalho. 

“Os inversores tiveram um aumento no limite de corrente de entrada. Hoje, nossas linhas monofásicas (XS, DNS e MS), de 3 a 10kW, possuem de 12.5A a 13A de limite de corrente por entrada de string e 600Vcc de tensão máxima de entrada. Isso possibilita que os integradores utilizem boa parte dos módulos de até 550 W sem nenhum tipo de desperdício ou restrição por parte do inversor”, explica Pereira.

“Já para as linhas trifásicas 380Vac, lançamos modelos específicos para módulos de maior potência, que é a linha BF-MT, com limite de 14.6A para as potências de 50, 60, 75 e 80kW.”, esclarece o service manager da GoodWe Brasil.

Ainda de acordo com Pereira, a GoodWe possui o maior portfólio de inversores trifásicos 220Vca (low voltage) do mercado mundial. “Temos sete modelos diferentes, sendo 12, 15, 20, 30, 35, 50 e 73kW. Eles atendem toda a gama de instalação trifásica em redes de baixa tensão, comuns em diversas cidades brasileiras.”, afirma. 

O especialista ainda ressalta que o inversor low voltage possibilita a instalação de um sistema fotovoltaico sem a necessidade de um transformador de tensão. Com isso, são eliminadas as perdas pelo transformador, simplificando a instalação e aumentando o rendimento final do sistema. 

Ademais, Pereira destaca que a fabricante possui inversores de 75kW com 380Vac e modelos de 73kW com 220Vac, voltados para microgeração. 

“Desde 2019, temos o inversor GW75K-MT,  trifásico com saída CA de 380v e em abril de 2021 lançamos o modelo GW73KLV-HT, trifásico com saída CA de 220Vca, o mais potente do mundo com essa tensão de saída Agora temos inversores perfeitos para projetos de microgeração até 75kW, sejam eles em 220Vca ou 380Vca, onde o integrador pode utilizar apenas um inversor no sistema, reduzindo o custo do projeto.”, conta. 

Monitoramento 

Percebendo um interesse do mercado em monitoramento de consumo de carga e limitação de exportação, a GoodWe irá impulsionar a partir deste mês a oferta destas soluções.

Monitoramento GoodWe

“Temos soluções monofásicas e trifásicas. Dispositivos como o SEC1000 são capazes de mensurar o consumo das cargas de uma instalação trifásica, assim como limitar a potência de exportação para a rede e realizar compensação de energia reativa de forma dinâmica. Já para soluções residenciais, temos os medidores inteligentes GM1000 e GM3000, para limitação de exportação e os Home Kits HK1000 e HK3000 para monitoramento de consumo de carga, os quais funcionam com inversores de qualquer marca, ou até mesmo sem inversores conectados”, conta Pereira.

Armazenamento de energia

Atualmente, a GoodWe possui um portfólio com inversores híbridos para aplicação com baterias, módulos fotovoltaicos e cargas prioritárias. Ademais, conta com inversores de acoplamento CA com baterias para transformar um sistema on-grid convencional já instalado, em um sistema híbrido. 

“Para ambos os tipos, disponibilizamos as versões monofásicas e trifásicas, que já incluem na caixa todos os acessórios necessários para a instalação do produto, como medidor inteligente, cabeamento de comunicação com bateria e TCs”, destaca o service manager da GoodWe Brasil.

Pereira ainda informa que a fabricante também fornece as baterias de lítio, 48v ou de alta tensão, de fabricação própria. “Inauguramos em 2020 nossa fábrica de baterias e hoje podemos entregar a solução completa para sistemas de armazenamento. Utilizando nossas baterias, a instalação e comissionamento ficam extremamente simplificados, não existe nenhum risco de incompatibilidade e nem necessidade de parametrização especial”, conclui Pereira.

Giuliana Olivieri

Giuliana Olivieri

Atuou como produtora de programa de entrevista na Rádio Brasil Campinas, além de elaboração de reportagens diárias, edição de áudio e vídeo. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico, cobrindo a editoria de Mercado e Negócios. Graduanda em Jornalismo na PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.