2 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Governo abre consulta sobre renovação das concessões de distribuição

Entre as contrapartidas sociais está a previsão de aportes em solar para reduzir custos de energia na operação de cisternas e poços artesianos

Autor: 26 de junho de 2023Setor Elétrico
3 minutos de leitura
Governo abre consulta sobre renovação das concessões de distribuição

Veja ao final a lista com todas as concessões vincendas. Foto: Pixabay

O Ministério de Minas e Energia abriu a Consulta Pública 152/2023 que vai receber contribuições da sociedade e dos agentes de mercado para elaboração dos critérios que balizarão o processo de prorrogação de 20 concessões de distribuição de energia com contratos vencendo entre 2025 e 2031.

Os interessados podem enviar as propostas até dia 24 de julho, por meio do Portal de Consulta Pública do MME. Após o fechamento da consulta e a partir da coleta das contribuições, o MME irá elaborar um normativo que regerá as condições para a prorrogação das concessões vincendas.

“A ideia é que essas diretrizes também norteiam os novos contratos de concessão, promovendo previsibilidade e estabilidade ao setor elétrico. As regras irão valer para todas as distribuidoras que se enquadram no escopo da prorrogação em discussão, não havendo tratamento especial para qualquer concessionária”, diz o ministério.

O ministro Alexandre Silveira vem dando declarações de que exigiria das concessionárias contrapartidas sociais. Segundo a Nota Técnica nº 14/2023, foram listadas como condicionantes sociais:

  • Programas de eficientização de prédios públicos;
  • Realização de investimentos em eficientização de áreas da concessão com elevado nível de perdas não técnicas;
  • Promoção do desenvolvimento econômico e social de populações carentes, por meio de ações exclusivas do setor de energia elétrica;
  • Investimento na modernização de sistemas de medição, com o objetivo de propiciar outras soluções tecnológicas e outros serviços aos usuários;
  • Investimentos em painéis solares para redução dos custos de energia elétrica na operação de cisternas e poços artesianos em comunidades sujeitas à insegurança hídrica.

As primeiras concessões vencendo são da EDP Espírito Santo (2025), Light e Enel RJ (2026). Essas três já pediram a renovação dos contratos, o que não impede que outras concessionárias apresentem requerimento solicitando antecipação dos efeitos da prorrogação. A renovação será feita pelo prazo de 30 anos.

A digitalização das redes elétricas e a verificação da qualidade do serviço prestado serão premissas fundamentais a serem observadas no processo de renovação.

Uma das sugestões é a possibilidade de aporte de capital dos acionistas, com o intuito de sanear determinadas concessões que não estejam atendendo as exigências regulatórias, mas que seus acionistas estejam dispostos a aportar capital próprio para recuperar os indicadores.

concessoes-de-distribuicao-vincendas-2025-a-2031.jpg

Fonte: MME

Tabela-concessoes-vicendas-entre-2025-e-2031.jpg

Fonte: MME

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.