26 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Governo cria grupo para acompanhar crise hídrica no setor de energia

Falta de chuvas na região das hidrelétricas tem gerado pressão sobre o custo da energia elétrica para os consumidores

Autor: 17 de maio de 2021Brasil
3 minutos de leitura
Governo cria grupo para acompanhar crise hídrica no setor de energia

O Governo Federal criou uma “sala de situação” para acompanhar o suprimento de energia no Brasil, em meio à crise hídrica provocada pela falta de chuvas na região das hidrelétricas – a principal fonte de geração do país. A informação foi dada à Agência Reuters pelo MME (Ministério de Minas e Energia).

O grupo que acompanhará o problema é formado pela Secretaria de Comunicação da Presidência e diversos ministérios, incluindo a Casa Civil e as pastas da Economia, de Relações Exteriores e Meio Ambiente, além do órgão ambiental Ibama e autarquias como a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e ANA (Agência Nacional de Águas).

Ainda fazem parte das discussões os ministérios de Desenvolvimento Regional, de Infraestrutura e das Comunicações, as agências DNIT e ANTAQ, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Na última quinta-feira, uma primeira reunião da sala de situação foi realizada para discutir soluções acerca do problema.  

De acordo com o MME, a criação do grupo de estudos se justifica “tendo em vista que o período de setembro de 2020 a abril de 2021 foi caracterizado pelo menor volume histórico de água nos reservatórios das hidrelétricas da região Sudeste e Centro-Oeste, que representam 70% da capacidade de armazenamento do País”, destacou a pasta à Reuters.

Apesar da crise hídrica, o Ministério negou riscos de oferta e disse que a segurança energética do país está sendo preservada, graças a ações de acompanhamento e medidas para aumento da segurança.

Entre essas iniciativas que serão tomadas pelas entidades para conter o problema está o acionamento de mais termelétricas e a importação de energia da Argentina e do Uruguai. Também estão sendo tomadas medidas para assegurar o fornecimento de gás às termelétricas, que terão um incremento no emprego para que se possa estocar água nas represas das hidrelétricas.

No começo da semana passada, em conversa com apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro disse que o Brasil passa pela maior crise hídrica de sua história e que o pior ainda está por vir. “Estamos com um sério problema pela frente. Estamos vivendo a maior crise hidrológica da história. Eletricidade. Vai ter dor de cabeça. Um choque, né? Maior crise que temos notícia”, afirmou.

Desde meados de abril especialistas vêm alertando para os riscos de desabastecimento causados pela falta de chuvas. No primeiro trimestre de 2021, o índice pluviométrico na que caiu sobre a região que abastece o Sistema Cantareira, em São Paulo, por exemplo, foi o mais baixo desde o final da última crise hídrica, em 2016.

Embora o MME minimize riscos de abastecimento, o cenário já tem gerado pressão sobre o custo da energia para os consumidores, uma vez que o acionamento de termelétricas é mais caro que a produção das usinas hídricas.  No começo do mês, a seca levou a ANEEL acionar o uso da bandeira tarifária vermelha, com custo de R$ 4,16 para cada 100 kWh consumidos.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.