27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Brasil está bem posicionado na disputa por investimentos no setor de renováveis

Avaliação do cenário nacional foi feita por Nicola Cotugno, country manager da Enel Brasil, em entrevista concedida à

Autor: 17 de maio de 2021Brasil
Brasil está bem posicionado na disputa por investimentos no setor de renováveis

O futuro da geração de energia mundial será renovável e o Brasil está bem posicionado na disputa por investimentos. É o que avaliou Nicola Cotugno, country manager da Enel Brasil.

Em entrevista concedida à Agência epbr, o executivo afirmou que a energia é hoje um tema central em qualquer país, pois impacta a vida das pessoas e demais setores da sociedade, como a indústria e o meio ambiente. 

“Está muito claro para nós, como empresa a nível mundial, e também no Brasil, que o futuro [da energia] é renovável, porque a natureza nos oferece essa grande oportunidade”, disse.

Cotugno alertou, contudo, que o país precisa criar essas oportunidades para que essa previsão, de fato, ocorra. “O Brasil pode, sem dúvida, oferecer crescimento de consumo, por crescimento econômico, demográfico e por troca das usinas de óleo, de baixa eficiência”, disse. “Tem que deixar claro: renováveis são as [fontes] mais eficientes”, frisou.

Ao todo, Enel Brasil possui participações em quatro distribuidoras de energia nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo, além de três geradoras do segmento Enel Green Power, em Cachoeira Dourada e Volta Grande, e a Enel Fortaleza. No segmento de transmissão, o órgão opera por meio da Enel Cien.

Recentemente, a empresa anunciou a adição de 1,3 GW, com a construção de quatro usinas eólicas e uma solar, num total de R$ 6 bilhões em investimentos. 

“A mudança climática é um problema global que temos que enfrentar em cada país e com prioridades específicas. Apesar de o Brasil ser um país muito renovável na sua matriz de geração, ele também precisa enfrentar isso. Sem dúvida, é importante termos geração limpa e descarbonizada para assegurarmos um futuro melhor”, concluiu Cotugno. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.