4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Gráfico do NREL mostra eficiência das células solares nos últimos 50 anos

Usuários podem extrair décadas de dados de pesquisa com foco em tecnologias ou períodos de tempos específicos

Autor: 30 de novembro de 2022dezembro 2nd, 2022Tecnologia e P&D
2 minutos de leitura
Gráfico do NREL mostra eficiência das células solares nos últimos 50 anos

Fábrica de módulos fotovoltaicos da Sengi Solar, localizada em Cascavel (PR). Foto: Canal Solar

O NREL (Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos) anunciou uma nova versão do Best Research-Cell Efficiency Chart, ferramenta que destaca as mais altas eficiências de conversão confirmadas de células para uma variedade de tecnologias fotovoltaicas.

Segundo a entidade, os usuários podem extrair décadas de dados de pesquisa e comparar gráficos personalizados com foco em tecnologias ou períodos de tempo específicos.

“Há muito mais do que apenas a eficiência de uma célula solar”, disse Nikos Kopidakis, físico do NREL que supervisiona o gráfico atualizado regularmente. O especialista afirma ser possível analisar, além da eficiência, a corrente de uma célula, saída de tensão e fator de preenchimento.

A maior eficiência da célula de pesquisa registrada no gráfico é de 47,1%, para uma célula de quatro junções, por exemplo. “É possível que o gráfico do NREL seja o mais apresentado que você pode encontrar na conferência anual de especialistas em FV e conferências semelhantes”, ressaltou Sarah Kurtz, pesquisadora sênior do NREL.

Mais sobre o gráfico

De acordo com o Laboratório, o gráfico contém informações sobre diversas tecnologias de células fotovoltaicas conforme foram descobertas e desenvolvidas nos últimos 50 anos.

O mesmo acompanhou a melhoria incremental, mas consistente, das células solares tradicionais, como as feitas de silício. Além disso, também documentou o crescimento de algumas tecnologias emergentes, como células fotovoltaicas de perovskita.

Até agora, as informações disponíveis no gráfico limitavam-se à eficiência de uma célula e ao nome de seu fabricante e só podiam ser baixadas em PDF. Agora, os usuários podem personalizar quais tecnologias aparecem, explorar os dados por trás de cada ponto e exportar suas próprias versões personalizadas.

Ao passar o mouse sobre um ponto individual no gráfico interativo de eficiência da célula, os usuários podem ver mais detalhes sobre essa célula de registro. A disponibilidade de detalhes irá variar de ponto a ponto, dependendo de quais informações o NREL possui em seus registros.

 

Gráfico: NREL

Fonte: NREL

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.