O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba, vai economizar aproximadamente R$ 300 mil por ano com a instalação de usina solar fotovoltaica com potência total de 510 kW, com previsão de geração 51.000 kWh/mês.
A obra está sendo executada pela PROBIOMAS e deve ser concluída até fim de julho. Ao total, vão ser instalados 1398 módulos de 365W da DAH Solar, 11 inversores SolarEdge (2 do modelo SE75K e 9 do modelo SE27.6K) e Otimizadores P730.
“Foi optado pelo uso do SolarEdge devido a maior segurança do projeto na área hospitalar, considerando que a instalação tem um layout complexo e sujeito a sombras para poder aproveitar o máximo do espaço”, esclareceu Renato Galdino, engenheiro eletricista responsável pela obra.
Segundo Galdino, a instalação da usina é feita majoritariamente na laje da unidade hospitalar e vai atender 15% do consumo de energia do cliente. O payback estimado do sistema será de seis anos.
O investimento foi feito com recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).
O projeto foi iniciado após a licitação para a implantação da usina solar fotovoltaica ser realizada em 2019. A obra começou em fevereiro deste ano. “Essa é uma das diversas ações que Hospital de Clínicas está executando, com o objetivo de reduzir os custos operacionais, de forma a atender ao princípio da eficiência na administração pública”, afirmou Luiz Humberto Camilo, chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar.