4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Hospitais recebem investimentos para instalação de sistemas fotovoltaicos

Energia solar irá auxiliar na redução de gastos na conta de luz de instituições de saúde em SP e MA

Autor: 9 de dezembro de 2022Projetos
3 minutos de leitura
Hospitais recebem investimentos para instalação de sistemas fotovoltaicos

Instalação fotovoltaica no Hospital Municipal Mário Covas. Foto: Divulgação

No último mês de novembro, o Hospital Municipal Mário Covas, no interior de São Paulo, e o Hospital Santa Casa de Misericórdia, em São Luís do Maranhão, anunciaram o investimento em energia solar.

Programa “CPFL nos Hospitais”

O município de Hortolândia tem apresentado como missão se tornar referência em sustentabilidade. Na última semana de novembro, foi anunciada a instalação de energia solar no Hospital Municipal Mário Covas, com painéis custeados pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), a partir do programa “CPFL nos Hospitais”.

Segundo Jorge Castro, engenheiro eletricista da prefeitura, serão instalados um total de 308 módulos fotovoltaicos, com o intuito de gerar economia nos custos de energia elétrica em toda a cidade.

O programa, criado em 2019, atende projetos de eficiência energética que contribuem para hospitais públicos e filantrópicos de cidades em áreas de concessão da CPFL.

Além do hospital, a iniciativa também atendeu a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), em Nova Hortolândia, com a instalação de 206 módulos em agosto deste ano.

Equatorial Maranhão E+ Energia do Bem

O Hospital Santa Casa de Misericórdia recebeu a construção de usina fotovoltaica, pelo projeto de responsabilidade social da Equatorial Maranhão E+ Energia do Bem.

O projeto é uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Equatorial (PEE), juntamente com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A obra foi iniciada em julho de 2022 e teve sua conclusão realizada no último mês de novembro, no dia 23, pela Equatorial Maranhão, com a presença de todas as autoridades do hospital e da distribuidora, além do secretário de Saúde Municipal de São Luís.

No total, foram investidos mais de R$ 600 mil na usina, que possui 101,20 kWp e contou com a instalação de 184 módulos fotovoltaicos, além de um sistema de baterias e armazenamento de energia.

“Nós aqui temos uma conta de energia bastante elevada, e esse projeto beneficiará muito a nossa casa. Vamos conseguir aplicar mais recursos para ajudar tanta gente que busca atendimento por aqui”, declarou Ibrahim Assub, diretor da Santa Casa de Misericórdia.

Segundo os responsáveis pelo projeto, o investimento vai gerar economia média de 202 MW/ano, equivalente a 17.000 kWh/mês, ou seja, 25% de redução na conta de energia do hospital.

A implantação de sistemas fotovoltaicos deve oferecer uma variedade de benefícios aos hospitais – e aos atendidos por eles – , já que a economia em questão representa mais possibilidade de aportes em equipamentos, contribuindo assim para o aumento da capacidade de atendimento dos hospitais.

Stella Miranda

Stella Miranda

Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.