O HCN (Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano), em Uruaçu (GO), inaugurou na última segunda-feira (16) a primeira usina solar da rede de saúde estadual de Goiás. O projeto, contemplado em 2023 pela chamada pública da Equatorial Goiás, recebeu um investimento de R$ 998.423,59 e resultou na instalação de 300 painéis fotovoltaicos, capazes de gerar 330 MWh por ano.
Segundo o governo do estado de Goiás, a usina foi desenvolvida com o objetivo de reduzir os custos operacionais do hospital e fomentar a sustentabilidade. A estimativa é que a iniciativa contribua para a diminuição de cerca de 1.000 toneladas de emissões de CO₂ (Dióxido de carbono) por ano, ajudando a preservar o meio ambiente.
A iniciativa, foi realizada no âmbito do PEE (Programa de Eficiência Energética) da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), também incluiu o gerenciamento de equipamentos e a substituição de lâmpadas por modelos mais eficientes. De acordo com o HCN é o segundo hospital público do Brasil a implementar monitoramento em tempo real de água e energia, além de adotar práticas sustentáveis como manejo de resíduos, indicadores socioambientais e eficiência no uso de recursos.
“A instalação dessa usina solar demonstrou o compromisso do hospital em adotar práticas que não só economizam recursos, mas também protegem o meio ambiente, estabelecendo um modelo para outros hospitais públicos”, comentou o diretor assistencial do HCN, João Batista da Cunha.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.