Projeto para recuperação de instituições de saúde afetadas pelas enchentes no RS é aprovado

Com um investimento de R$ 23,7 milhões, 40 instituições serão beneficiadas com iniciativas de sustentabilidade e eficiência energética
Projeto para recuperação de instituições de saúde afetadas pelas enchentes no RS é aprovado
Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. em Rio Grande (RS). Foto: MS/Divulgação

Quarenta instituições de saúde nas regiões afetadas pelos eventos climáticos de 2024 no Estado do Rio Grande do Sul, receberão investimentos para a recuperação e modernização das instalações elétricas pelo PEE (Programa de Eficiência Energética) regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

O “Projeto de Eficiência Energética em Entidades de Saúde Públicas e Privadas Atingidas pelas Enchentes de 2024” foi aprovado nesta semana pela diretoria colegiada da Agência e conta com um investimento total de R$ 23,7 milhões.

Proposto pela RGE Sul Distribuidora de Energia S.A, com a cooperação da CPFL Paulista, Piratininga e Santa Cruz, o projeto foi elaborado em resposta à maior catástrofe natural da história do estado. O objetivo é promover o uso sustentável e eficiente de energia elétrica em hospitais e unidades básicas de saúde. 

Entre as soluções estão a substituição de sistemas de iluminação ineficiente por 17.753 lâmpadas com tecnologia LED de alto desempenho; Instalação de sistemas fotovoltaicos para geração de energia renovável, com uma capacidade total instalada de 2.795,45 kWp; Implantação de sistemas de armazenamento de energia (BESS) para redução de demanda na ponta e backup em casos de interrupções no fornecimento de energia e substituição de sistemas motores e instalação de geradores para garantir a continuidade dos serviços essenciais de saúde, mesmo em situações adversas.

Juntas, as medidas adotadas vão economizar anualmente cerca de 4.811,83 MWh de energia e 224,23 kW na demanda de ponta, além de evitar a emissão de 191,59 toneladas de CO₂ por ano.

PEE (Programa de Eficiência Energética)

Devido a publicação da Resolução Autorizativa nº 15.415, feita pela ANEEL, em 9 de junho de 2024, os recursos do PEE foram flexibilizados em caráter excepcional para ampliar o uso para contribuir com a população afetada pela situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Emily Castro
Emily Castro
Graduanda em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na produção de matérias para portais jornalísticos, rádio e podcasts. Também atua como produtora do Podcast Papo Solar e dos projetos Solar em 60 e Estude com o Canal.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3