O Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), recebeu autorização da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para implementar painéis solares em sua unidade.
O complexo é dos poucos centro de saúde do Brasil classificados como de excelência pelo Ministério da Saúde, sendo o único da região Sul no ranking dos melhores hospitais da América Latina.
Ao todo, o investimento de R$ 1 milhão no sistema fotovoltaico possibilitará que salas, consultórios e anexos administrativos do prédio sejam abastecidos pela fonte renovável. Nesses espaços, o hospital mantém setores voltados à tecnologia da informação, jurídico, administrativo, além de serviço de neurologia, telemedicina e o escritório de projetos do Proadi-SUS.
As obras devem começar nos próximos dias e serem encerradas em até quatro meses. A previsão é que o payback (tempo de retorno dos investimentos) fique em seis anos. “A economia deve ser de mais de R$ 13 mil por mês. É um valor que será aplicado em investimentos para a própria instituição”, explica Mohamed Parrini, CEO da instituição.
Avanços em ESG
Além da instalação dos painéis solares, o Hospital Moinhos de Vento tem obtido outros avanços relacionados ao cuidado com o meio ambiente.
Com 100% dos resíduos recicláveis de plástico e papel triados e tratados dentro da própria instituição, o hospital possui o projeto “Reciclagem Transformadora”, por meio do qual os materiais são transformados em matéria-prima para produção de sacos de lixo, papel higiênico ou biomassa. O projeto rendeu três premiações ao hospital em 2022.
Neste mesmo ano, a entidade também se tornou o primeiro hospital do Rio Grande do Sul a disponibilizar pontos de recarga para veículos elétricos em vias gaúchas.
Uma resposta
Boa noite. Sou Engenheiro Eletricista, e profissional com atuação no mercado de energia solar fotovoltaica, principalmente em Minas Gerais e também em outros estados.
Peço por gentileza um esclarecimento sobre a necessidade do Hospital Moinhos de Vento receber autorizações tanto da CCEE quanto da ANEEL para a implementação de painéis solares em sua unidade.
Sinceramente, não entendi. E sua matéria não deixou claro o motivo nem detalhou que autorizações são essas.
Agradeço antecipadamente se puder esclarecer.
Grato.
Atenciosamente,
Max Silveira