O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Caraguatatuba (IFSP Caraguatatuba) instalou uma usina fotovoltaica em suas dependências.
O projeto, além de contribuir com a sustentabilidade, promoverá a redução dos custos fixos do câmpus, cuja economia será revertida para outros aportes em benefício à comunidade acadêmica.
Para receber o sistema fotovoltaico, com 237 módulos e capacidade de 90 kWp, as calhas e o telhado foram totalmente reformados, com investimento total que soma mais de R$ 500 mil.
Brasil atinge 21 GW de capacidade operacional em energia solar
A partir de janeiro de 2023, data em que a geração de energia solar contabilizará os créditos em energia produzida, estima-se uma redução de até 80% na conta de energia elétrica, com base na atual média de gastos do instituto.
De acordo com Juliana Bárbara, diretora geral do câmpus, com a instalação da planta o IF Caraguatatuba reforça seu compromisso com o meio ambiente, buscando contribuir com a redução da emissão de gases poluentes, melhoria das águas e dos solos, das condições climáticas, dentre outros benefícios.