O IMC (Instituto Melo Cordeiro), que atua com projetos de cultura e educação no contraturno escolar de crianças e adolescentes em Ferraz de Vasconcelos (SP), vai inaugurar um sistema de energia solar com o objetivo de aproximar os conceitos de sustentabilidade e energia limpa para alunos e seus familiares.
A usina fotovoltaica já foi instalada e será inaugurada na próxima segunda-feira (11), sendo composta por 15 painéis solares, com potência pico de 445 W, e três inversores de 1,6 kW.
O investimento será de pouco menos de R$ 20 mil, com uma economia estimada de quase R$ 10 mil por ano. Ou seja, o sistema possui um payback (tempo de retorno do investimento) inferior a dois anos.
O valor a ser economizado será revertido no fortalecimento dos serviços oferecidos pelo Instituto Melo Cordeiro, que atende cerca de 150 crianças na cidade, com atividades culturais, socioemocionais, ambientais e sociais.
Todos os equipamentos e a instalação foram uma doação da distribuidora CorSolar. O projeto conta com apoio institucional da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos e da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
O evento de inauguração da nova usina contará no dia com a presenças de figuras como a prefeita de Ferraz dos Vasconcelos, Priscila Gambale (Podemos), do presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, do CEO da CorSolar, Bruno Reis, do Diretor de Relações Institucionais do Grupo Melo Cordeiro, Bruno Catta Preta.
Instituto Melo Cordeiro
Fundado em 2011, o Instituto Melo Cordeiro atende crianças e adolescentes com um perfil socioeconômico defasado, residentes de áreas vulneráveis, favelas, comunidades e periferias da cidade de Ferraz de Vasconcelos.
No local, os jovens recebem formações culturais, educacionais, ambientais, socioemocionais, além de terem acesso a uma alimentação saudável, que é um dos pilares da instituição.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].