Os integradores solares, profissionais responsáveis pela venda e instalação de sistemas fotovoltaicos para o cliente final, possuem uma renda média mensal de R$ 7 mil.
Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pela energytech 77Sol, com base em 13 profissionais cadastrados em sua plataforma. Outras constatações é que 90% dos integradores são do gênero masculino e 55,6% possuem ensino superior completo.
Outro dado interessante demonstra o quão jovem é o setor solar no Brasil. Segundo a pesquisa, 35% dos integradores atuam na área há pelo menos três anos e 20% entre três e cinco anos. 20% também atua entre um e dois anos.
No que diz respeito à faixa etária, a maioria foi observada entre os profissionais com idades entre 30 e 40 anos, representando 44,4% dos cadastrados. Os integradores com idades entre 40 e 50 anos, assim como aqueles que têm entre 50 e 60 anos, vêm em seguida, ambos com uma proporção de 22,2%.
Quanto ao estado de atuação dos profissionais, São Paulo ocupa a posição de destaque, com 13,97% dos cadastrados. Em seguida, aparecem Mato Grosso do Sul (11,09%), Paraná (9,88%), Pará (8,18%), Rio de Janeiro (8,18%) e Goiás (6,13%).
Segundo Luca Milani, CEO e fundador da 77Sol, a pesquisa também revelou que os profissionais que entram no mercado já possuem um sólido conhecimento sobre o potencial da energia solar devido à sua formação no ensino superior.
“Mas há também integradores, na faixa de 40 a 60 anos, que encontraram no segmento uma oportunidade de complementar a sua renda. Neste cenário, o estado de São Paulo sai à frente muito por conta da facilidade do acesso a informações a respeito do setor”, avalia. Milani.