3 de dezembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 11,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,7GW

Acelen, Perfin e Electra vão investir em usina solar na Bahia

Empreendimento terá 161 MW, com previsão de operação no primeiro trimestre de 2025

Autor: 10 de novembro de 2023novembro 13th, 2023Mercado
2 minutos de leitura
Acelen, Perfin e Electra vão investir em usina solar na Bahia

Foto: Quang Nguyen Vinh

Uma nova usina de 161 MW será construída no município de João Dourado, na Bahia. O investimento, cujo valor não foi revelado, é uma parceria entre a Acelen, o fundo Perfin Infra e Illian Energias Renováveis, empresa do Grupo Electra.

A Acelen também fechou um contrato de autoprodução de longo prazo, incluindo, além da compra da energia, créditos de carbono gerados pela futura usina. A expectativa é que o projeto contribua para o desenvolvimento socioeconômico do semiárido baiano, com a criação de 500 empregos diretos e indiretos durante a fase de construção e cerca de 30 empregos após o início da operação no primeiro trimestre de 2025.

“O projeto representa mais um passo em direção à transição energética, reafirmando um de seus principais objetivos, por meio de investimento em novos projetos de energia renovável no Nordeste. Combinado com outras iniciativas de eficiência energética em implantação na refinaria, contribuirá para a redução do índice de carbono e componente fóssil dos resultados e da matriz energética da Acelen”, afirma Luiz de Mendonça, CEO da Acelen.

“Para a Perfin Infra, é um marco importante, pois fortalece nossa contribuição para o estado da Bahia e confirma nosso compromisso com a transição energética”, afirma Daniel Shinohara, sócio de investimentos da Perfin Infra.

“Para a Illian, o acordo significa o atingimento da maturidade desta nova empresa empreendedora, 100% brasileira, focada no desenvolvimento e investimento em projetos de geração renováveis centralizados, contribuindo para o crescimento econômico sustentável do país.”, afirma o CEO Sérgio Brandão.

O fechamento da transação está condicionado ao cumprimento de condições precedentes usuais para projetos desta natureza.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.