20 de setembro de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,83GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 6,90GW

Carrinho

Inversor Kstar de 250 kW compatível com módulos FV de alta potência

Módulos de alta potência recentemente introduzidos no mercado requerem inversores com características ampliada

Autor: 18 de agosto de 2021setembro 2nd, 2021Inversores
Inversor Kstar de 250 kW compatível com módulos FV de alta potência

O mercado de energia solar vem observando cada vez mais a entrada de módulos fotovoltaicos de alta potência.

Esses módulos, que normalmente têm potências a partir de 500 W, são fabricados com células de 182 mm ou 210 mm, que estão se tornando um padrão no mercado de minigeração e geração centralizada.

Leia sobre módulos de alta potência

A principal característica desses novos módulos é sua maior corrente de saída. Enquanto um módulo padrão possui corrente de curto-circuito em torno de 9 A, os módulos de alta potência já alcançam correntes superiores a 12 A.

Isso exige a atualização dos inversores disponíveis no mercado, para que possam se adequar a essa nova realidade. Um exemplo de inversor já atualizado para os módulos de alta potência é o KSG-250UH da Kstar.

Trata-se de um inversor idealizado para plantas de grande escala, com 24 entradas de MPPT disponíveis. O inversor aceita correntes de entrada de até 20 A por string, perfeitamente compatíveis com os módulos de 182 mm e 210 mm. 

Segundo a fabricante Kstar, entre as vantagens do inversor KSG-250UH encontra-se a possibilidade de reduzir o LCOE (custo nivelado da energia) nas usinas solares de grande porte pelo maior número de entradas de corrente contínua.

Cada entrada pode receber até duas strings, sem a necessidade de fusíveis, o que reduz a complexidade e o custo das instalações.

Além disso, com esta faixa alargada de corrente de entrada, os inversores tornam-se compatíveis com módulos bifaciais, que apresentam potência de saída mais elevada devido à radiação refletida pelo solo, além de adequarem-se a projetos com oversizing dos módulos fotovoltaicos.

O equipamento pode receber strings com potência duas vezes superior à potência nominal de entrada do inversor (oversizing de 100%).

Leia sobre módulos bifaciais e oversizing dos módulos fotovoltaicos

Do ponto de vista da eficiência, o inversor KSG-250UH também traz características importantes. Segundo a fabricante Kstar, o equipamento alcança uma eficiência máxima de 99,03%, o que também contribui para a minimização do LCOE nos projetos fotovoltaicos.

Sobre a segurança do sistema, esta nova geração já incorpora uma chave CC, possui dispositivos DPS classe II internos e efetua o monitoramento constante via software da tensão CC gerada por string, identificando possíveis falhas, o que pode ajudar na prevenção e no diagnóstico de problemas, trazendo ganhos significativos para a instalação.

Outras características do equipamento são o grau de proteção IP66 e a capacidade de operar de forma estável e duradoura, segundo a fabricante, em ambientes com temperaturas de até 60 °C.

Canal Solar

Canal Solar

Equipe de Engenharia do Canal Solar

Comentar