23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Inversores de grande potência apresentam menos emissão de carbono

Benefício ambiental dos inversores da linha Fronius Tauro supera em até 52 vezes o seu custo, aponta instituto alemão

Autor: 20 de outubro de 2022junho 22nd, 2023Tecnologia e P&D
2 minutos de leitura

O IZM Fraunhofer, instituto alemão especialista em pesquisa voltada para o desenvolvimento e integração de sistemas eletrônicos robustos, diz que o benefício ambiental dos inversores da linha Fronius Tauro superou em até 52 vezes o seu custo.

Segundo o laboratório, esse resultado é possível pois essa linha de inversores fotovoltaico de grande potência gera mais energia do que consome durante o seu processamento.

Ou seja, o produto analisado terá maior durabilidade e eficiência energética que, consequentemente, acarretará em um menor impacto ambiental ao chegar no fim do ciclo e reduzirá ao mínimo a emissão de carbono na atmosfera.

“A partir dos resultados dos testes feitos com o Tauro,  o destaque foi o menor tempo de retorno dos gases de efeitos climáticos (CO2-Payback-Time), ou seja, o tempo  necessário para que o inversor seja neutro em relação ao clima, garantindo mais conveniência e praticidade”, enfatizou a fabricante.

Os resultados cumpriram as normas técnicas do ISO 14040 e 14044 e comprovam  as conclusões obtidas em testes realizados no laboratório da Fronius, que analisou desde a aquisição das matérias-primas, análise de componentes, produção e uso, até o estado do produto no final do ciclo de vida.

“Os nossos clientes questionam cada vez mais os resultados da análise do ciclo de  vida. Eles querem saber a quantidade de material reciclado no inversor e qual a  situação em relação à reparabilidade“, revela Martin Hackl, diretor global de  marketing e vendas de Solar Energy da Fronius International GmbH.

Conforme Karsten Schischke, da IZM Fraunhofer, a análise do ciclo de vida compreende um grande diagnóstico para comprovar a sustentabilidade e a transformação ecológica do setor.

“A finalidade dos testes é identificar oportunidades específicas, e a análise detalhada não apenas confirma a contribuição positiva e importante dos inversores fotovoltaicos para uma  transformação ecológica do setor energético, como também identifica os pontos centrais com maior potencial de melhoria do ponto de vista da proteção climática, além da economia circular. E exatamente isso foi alcançado com o Tauro”, garantiu Schischke.

Redação do Canal Solar

Redação do Canal Solar

Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.