A Itália ultrapassou a marca de 40 GW de capacidade instalada em energia solar fotovoltaica, com mais de dois milhões de sistemas conectados à rede em todo o país. Somente nos primeiros sete meses de 2025, foram adicionados 132.276 novos sistemas, totalizando 3,35 GW, segundo dados da associação Italia Solare.
Embora o ritmo atual represente uma leve desaceleração em relação aos 6,8 GW de 2024, o setor mantém um crescimento estável, impulsionado por instalações residenciais, comerciais, industriais e de serviços públicos.
De acordo com a Italia Solares as instalações solares italianas estão concentradas em regiões com maior população, refletindo uma maior demanda por eletricidade. A Lombardia lidera entre as regiões mais abastecidas (5,4 GW), sendo a região mais populosa do país, com mais de dez milhões de habitantes.
Da mesma forma, Lácio e Campânia, ambos com mais de cinco milhões de habitantes, têm instalações solares cumulativas de 3,8 GW e 1,7 GW, respectivamente. Atualmente, a Itália conta com 59 milhões de habitantes.
Crescimento e novos leilões
Em paralelo, a agência estatal GSE lançou um novo leilão de energias renováveis sob o decreto “FER X Transitório”. Com teto de até 8 GW de energia solar a ser adicionado, o certame recebeu 1,3 mil propostas, totalizando 17,5 GW em projetos interessados. O preço de exercício foi fixado em € 76,37/MWh.
“Alcançamos um marco simbólico: dois milhões de sistemas representam milhões de famílias, empresas e governos que escolheram uma fonte de energia limpa, confiável e autônoma”, destacou Paolo Rocco Viscontini, presidente da Italia Solare. Segundo ele, é hora de “superar a desaceleração burocrática” para garantir preços baixos e estabilidade energética.
O governo também relançou um edital de € 323 milhões voltado à energia agrovoltaica, após subutilização de recursos anteriores. A estratégia reforça o papel da energia solar como eixo central da transição energética italiana.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.