Os produtores da vinícola de La Svolta, na região da Puglia, no sul da Itália, descobriram que a instalação de painéis solares pode resultar em melhoria na qualidade dos vinhos que fabricam nos vinhedos.
Ao integrar os chamados sistemas agrovoltaicos (que produzem alimentos e energia na mesma área) a seus vinhedos, eles perceberam que a sombra gerada pelos painéis solares atrasa o amadurecimento e a colheita das uvas em três ou quatro semanas
Sem tanta exposição ao sol, as uvas acumulam menos açúcares, o que favorece o equilíbrio entre teor alcoólico e acidez no processo de fermentação. O resultado são vinhos de melhor qualidade sem que os produtores precisem intervir.
Além disso, a tecnologia possibilitou o cultivo de variedades de uvas que não são típicas da região, enquanto proporciona vantagens econômicas e ambientais, como a economia de água e a geração de energia solar no mesmo terreno onde as videiras são cultivadas.
Ao todo, o projeto fotovoltaico conta com 7.770 painéis solares de película fina de dupla união. Juntos, eles somam uma potência de saída de 970 kW. Os painéis de energia solar estão orientados para o sul em um ângulo de 28 graus.
O que são sistemas agrivoltaicos?
Sistemas agrivoltaicos são instalações que integram a geração de energia solar com atividades agrícolas no mesmo espaço.
Esses sistemas utilizam estruturas de painéis fotovoltaicos projetadas estrategicamente para que a terra abaixo ou ao redor dos painéis continue sendo utilizada para o cultivo de alimentos, pastagem de animais ou outras práticas agrícolas.
O Canal Solar foi pioneiro no Brasil ao abordar de forma abrangente essa tecnologia, trazendo informações completas sobre o tema em um momento em que esse tipo de aplicação ainda era pouco conhecida e praticamente inexistente no país. Leia a reportagem especial que foi produzida na época, clicando aqui.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].