16 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,2W

Jinko Solar e Growatt lançam novidades para o mercado de energia solar

Fabricantes apresentaram novos modelos de módulos e inversores fotovoltaicos, além de debater desafios do mercado

Autor: 13 de julho de 2021Brasil
Jinko Solar e Growatt lançam novidades para o mercado de energia solar

A fabricante Jinko Solar anunciou na tarde de terça-feira (13) dois novos módulos fotovoltaicos da linha Tiger Pro para o mercado brasileiro. O lançamento foi realizado durante webinário promovido pela distribuidora de equipamentos fotovoltaicos Aldo Solar.

O primeiro conta com 460 W de potência e tem eficiência de até 21,32%, já o segundo, o módulo bifacial Tiger Pro 530 W, tem 20,6% de eficiência e, segundo a empresa, é destinado para usinas de grande porte.

Durante o evento, a Growatt também apresentou seus novos inversores da série X: o monofásico MIN de 8 kW – 10 kW de 220V, com 97,6% de eficiência; os trifásicos MID 15 kW – 20 kW e MAC 25 kW – 30 e 36kW de 220V; além do MAX 100 kW e 125 kW de 380V, destinado para usinas de grande porte. 

A fabricante de inversores ainda anunciou sua entrada no mercado automotivo, com o lançamento dos carregadores monofásicos EV Thor Smart para carros elétricos, com potência de 7,4 kW e 32A de corrente elétrica. 

Já para o segmento off-grid, a fabricante anunciou que já está disponível para o Brasil as baterias Hope de Lítio Ferro Fosfato LiFePO4 capazes de armazenar 4,8 kWh de energia elétrica e com 3,5 mil ciclos. Além disso, a Growatt anunciou dez anos de garantia dos inversores monofásicos e trifásicos da série – X apenas para o Brasil.

Webinário

Os lançamentos foram realizados durante webinário promovido pela distribuidora de equipamentos fotovoltaicos Aldo Solar, em parceria com as fabricantes Growatt e Jinko Solar, na tarde de terça-feira (13).

O evento online contou com a participação do Aldo Teixeira, CEO e fundador da Aldo Solar; do Joaquim Fernandes, diretor de comercial da Aldo Solar; do Alberto Cuter, gerente geral da Jinko Solar para a América Latina e da Itália e do Talyson Alves, gerente de Marketing da Growatt.

Durante o webinário foram discutidos os desafios e oportunidades do setor, como  a alta do silício e o aumento do custo do transporte marítimo por conta da pandemia. Também foi destacado como a energia solar é uma solução diante a crise hídrica que o país vem enfrentando, além de trazer dicas para auxiliar profissionais de venda que atuam no mercado fotovoltaico.

Novo recorde de eficiência da Jinko Solar

Durante o lançamento, a Jinko destacou que após estabelecer o recorde de teste de 25,25% para células solares de silício monocristalino tipo N de grande área, atingiu 23,53% de eficiência máxima em um módulo fotovoltaico.

Os testes foram realizados de forma independente e confirmados pela TÜV Rheinland, empresa fornecedora de serviços de teste em padrões de qualidade e segurança. Segundo a fabricante, o desempenho do módulo foi resultado da adoção da tecnologia de célula TOPCon da JinkoSolar combinada com uma nova tecnologia de solda de empacotamento.

“É nosso compromisso de longa data fornecer aos clientes produtos de alta qualidade que aumentem a eficiência energética e reduzam o LCOE (Custo nivelado de energia) por meio da inovação tecnológica. Cada nova conquista de recorde demonstra nossas capacidades de P & D (Pesquisa e desenvolvimento) e é uma grande motivação para o trabalho inestimável que fazemos para atualizar os padrões da indústria. Estamos confiantes que os investimentos que fizemos em P&D levarão a produtos mais inovadores para uma maior eficiência e confiabilidade em nossa extensa rede global de vendas, nossa liderança será fortalecida ainda mais e nos posicionará para promover o progresso tecnológico e a transformação verde”, afirmou em nota Hao Jin, diretor de tecnologia da Jinko Solar.

Giuliana Olivieri

Giuliana Olivieri

Atuou como produtora de programa de entrevista na Rádio Brasil Campinas, além de elaboração de reportagens diárias, edição de áudio e vídeo. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico, cobrindo a editoria de Mercado e Negócios. Graduanda em Jornalismo na PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.