Durante participação no Fórum Esfera, realizado nesta sexta-feira (10), em Belém (PA), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, antecipou que o primeiro leilão de armazenamento de energia com baterias deverá ter uma demanda estimada de 2 GW. A expectativa do mercado é que o leilão ocorra em 2026.
“Equilibrar as energias firmes com as intermitentes é o grande desafio do mundo hoje, e nós vamos resolver isso, em parceria com os órgãos de controle, com o TCU [Tribunal de Contas da União], com a CGU [Controladoria-Geral da União]. Vamos fazer o primeiro leilão de bateria e pretendemos chegar a 2 GW”, afirmou o ministro.
Silveira também anunciou a criação da Secretaria Nacional de Eletromobilidade, que terá como objetivo estruturar um planejamento de médio prazo para o setor. “É importante que haja um planejamento na eletromobilidade nacional”, destacou.
O ministro ainda revelou que, nos próximos seis meses, devem ser iniciadas as obras do data center do TikTok no Ceará.
“Daqui a seis meses, teremos efetivamente obras para receber o data center do TikTok. Serão investidos R$50 bilhões no Ceará, o que demonstra o potencial do Brasil para recepcionar esses investimentos”, afirmou.
Durante o painel, Silveira também ressaltou os investimentos do Governo Federal na descarbonização da Amazônia, com previsão de R$5 bilhões até 2030 por meio do programa Energias da Amazônia. A iniciativa prevê a substituição do uso de óleo diesel em sistemas isolados por fontes renováveis.
“Estamos descarbonizando o pulmão do planeta, reduzindo custos para o país e levando desenvolvimento para a região”, afirmou o ministro.
Silveira participou do painel ao lado dos ministros Celso Sabino (Turismo) e Vinícius Marques de Carvalho (Controladoria-Geral da União).
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.