7 de maio de 2021

Carrinho

Longevidade dos inversores em um sistema fotovoltaico

Afinal, quanto tempo de vida útil tem os equipamentos que compõem um sistema de energia solar?

Autor: 30 de abril de 2021Notícias
Longevidade dos inversores em um sistema fotovoltaico

Em 2016, Wanda Martins investiu em um sistema fotovoltaico para sua residência, sendo uma das primeiras moradoras de Maringá a apostar na energia solar.

Hoje, cinco anos depois da instalação, o investimento feito já foi recuperado com a economia obtida na conta de luz.

“Quando fiz a instalação fotovoltaica em casa, em 2016, ainda pouco se falava disso. Não havia muitos exemplos ou garantia de que a aquisição valeria a pena”, conta Wanda.

O projeto de 12,24 kWp, desenvolvido pela Platão Energia, incluiu 48 módulos de 255W, um inversor Fronius Symo 12 kW e custou cerca de R$ 70 mil. 

Leia mais: Energia solar gera economia anual de R$ 12 mil na conta de luz

Assim como Wanda, centenas de brasileiros têm investido na fonte fotovoltaica visando reduzir a conta de energia. Atualmente, o país conta com 5,35 GW de potência instalada em GD (geração distribuída).

O grande atrativo é a longevidade que os equipamentos que compõem um sistema fotovoltaico possuem. “Quando bem instalado é composto por bons equipamentos, o sistema tem vida útil de pelo menos 25 anos, o que significa dizer que é possível obter pelo menos 20 anos de lucro com este tipo de instalação”, destaca Diogo Martins Rosa, diretor executivo da Platão Energia.

Quando o assunto é longevidade, o engenheiro Franz Ammersdorfer é destaque. Há mais de 23 anos, ele conta com um sistema fotovoltaico com o inversor Fronius Sunrise.

Engenheiro Franz Ammersdorfer e o inversor Fronius Sunrise

“Na época, o inversor era um protótipo. O acordo era que, assim que fosse para a produção em série, eu teria um modelo de produção em série”, conta. Porém, segundo Ammersdorfer, não foi preciso trocar o equipamento. “O inversor está funcionando desde o 1º dia e eu não tive um único problema com isso”.

Hoje, mais de duas décadas depois, o engenheiro está usando sua energia solar para abastecer toda a sua casa, além de investir em um transporte sustentável. “Comprei um veículo elétrico, que posso carregar com minha própria eletricidade produzida a partir do sol”, acrescentou.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Diretora de jornalismo do Canal Solar. Formada pela PUC-Campinas, com experiência em reportagem diária, produção de conteúdo, edição e roteirização de podcasts.

Comentar