A Ludfor, empresa de soluções de energia renovável, e a GEBRAS, especializada em engenharia e projetos energéticos, formalizaram a constituição de uma nova sociedade para a implantação de uma usina solar em Pelotas (RS).
O projeto, que será conectado à rede da Equatorial CEEE, contará com 3,15 MWp e capacidade de geração superior a 4,3 milhões de kWh por ano — volume suficiente para abastecer cerca de 2,5 mil residências anualmente.
Além da contribuição para a ampliação da matriz limpa no estado, a usina permitirá evitar a emissão de aproximadamente 1.735 toneladas de CO₂ por ano, o que equivale ao sequestro de carbono promovido por mais de 86 mil árvores.
A construção do empreendimento faz parte da joint venture firmada em 2024 entre Ludfor e GEBRAS, com foco em oferecer soluções integradas nas áreas de engenharia, regulação e sustentabilidade. A nova usina tem início de operação previsto para 2026.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.