As melhores cidades para geração solar no Brasil

Em Vitória, pequenas indústrias e comércios têm retorno de investimento em menos de 5 anos

A Comerc, uma das maiores empresas do mercado de energia do Brasil, divulgou em seu blog a lista das cidades brasileiras mais favoráveis para o uso de sistemas de energia solar fotovoltaica.

Teresina, capital do Piauí, ocupa o primeiro lugar no segmento residencial, enquanto a capital do Espírito Santo apresenta a melhor viabilidade para pequenas indústrias e comércios.

Segundo a Comerc, um investimento na capital piauiense se paga em menos de 3 anos. Em Vitória, pequenas indústrias e comércios têm retorno de investimento em menos de 5 anos. Os cálculos forma feitos com base nas regras atuais da geração distribuída.

No setor residencial as cidades que ocupam as 10 primeiras posições são: Teresina, Belém, Rio de Janeiro, Manaus, João Pessoa, São Luiz, Goiânia, Maceió, Cuiabá e Vitória. A lista completa, com 27 cidades analisada, pode ser encontrada no site da Comerc. Os tempos de retorno do investimento variam de 2,85 anos a 5,12 anos nas cidades analisadas no estudo.

No segmento de pequenas indústrias e comércios as cidades melhores colocadas são: Vitória, Rio de Janeiro, Manaus, Teresina, Belém, Goiânia, Porto velho, Cuiabá, Brasília e Florianópolis. A lista completa, também com 27 cidades analisadas, encontra-se no site da Comerc. Nessas cidades os tempos de retorno variam de 4,75 a 7,56 anos no segmento estudado.

Segundo o diretor da Comerc, os fatores analisados pelo Índice Comerc Solar são insolação, custo de equipamentos fotovoltaicos e flutuação das tarifas de energia. O último item é o que mais impacta a definição do tempo de retorno do investimento.

Fonte: Comerc:  https://bit.ly/34de6p4

Imagem de Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal