19 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

São Paulo terá primeira usina fotovoltaica flutuante

A usina atuará em fase de teste por três meses e caso o desempenho seja proveitoso

Autor: 12 de dezembro de 2019outubro 3rd, 2020Brasil
São Paulo terá primeira usina fotovoltaica flutuante

A capital paulista receberá a primeira usina fotovoltaica flutuante, que será localizada no reservatório Bilings. O reservatório foi construído em 1927 para armazenar água para a Usina Hidrelétrica Henry Borden, localizada em Cubatão, que fornece energia elétrica para toda a região de São Paulo.

Projetado pela EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e pela Sunlution Soluções em Energia, a montagem da estrutura está prevista para janeiro de 2020 e sua capacidade será de 100 kW, ocupando uma área de mil metros quadrados no reservatório. 

A usina atuará em fase de teste por três meses e caso o desempenho seja proveitoso, o plano da EMAE é de elaborar usinas fotovoltaicas flutuantes de maior porte no reservatório de Bilings, e no de Gurapiranga. 

Em agosto deste ano, a hidrelétrica de Sobradinho, localizada na Bahia, inaugurou um sistema similar, com 3792 módulos de placas solares e onze mil quilômetros quadrados, sendo uma das maiores nesse tipo de instalação no Brasil. A construção de usinas em reservatórios de hidroelétricas é uma tendência mundial em crescimento, pois reutiliza uma área sem uso para incrementar a geração de energia da usina hídrica.

Canal Solar

Canal Solar

Equipe de Engenharia do Canal Solar

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.