[gtranslate]

São Paulo terá primeira usina fotovoltaica flutuante

A usina atuará em fase de teste por três meses e caso o desempenho seja proveitoso

A capital paulista receberá a primeira usina fotovoltaica flutuante, que será localizada no reservatório Bilings. O reservatório foi construído em 1927 para armazenar água para a Usina Hidrelétrica Henry Borden, localizada em Cubatão, que fornece energia elétrica para toda a região de São Paulo.

Projetado pela EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e pela Sunlution Soluções em Energia, a montagem da estrutura está prevista para janeiro de 2020 e sua capacidade será de 100 kW, ocupando uma área de mil metros quadrados no reservatório. 

A usina atuará em fase de teste por três meses e caso o desempenho seja proveitoso, o plano da EMAE é de elaborar usinas fotovoltaicas flutuantes de maior porte no reservatório de Bilings, e no de Gurapiranga. 

Em agosto deste ano, a hidrelétrica de Sobradinho, localizada na Bahia, inaugurou um sistema similar, com 3792 módulos de placas solares e onze mil quilômetros quadrados, sendo uma das maiores nesse tipo de instalação no Brasil. A construção de usinas em reservatórios de hidroelétricas é uma tendência mundial em crescimento, pois reutiliza uma área sem uso para incrementar a geração de energia da usina hídrica.

Picture of Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.