Mercado de usinas acima de 500 kW movimenta setor solar

Distribuidora Techlux firmou contrato com as fabricantes Kehua Tech e Leapton Energy para atender demanda do segmento

Com um dos focos na comercialização de equipamentos para usinas solares acima de 500 kW no segmento de GD (Geração Distribuída), a distribuidora de produtos fotovoltaicos Techlux firmou parceria com duas empresas da indústria fotovoltaica. Os acordos comerciais foram firmados com a fabricante de inversores Kehua Tech e com a fabricante de painéis solares Leapton Energy, Tier 1 e com mais de 15 anos no mercado.

Atualmente, dos 6,23 GW em potência instalada em GD em sistemas fotovoltaicos, apenas 477,15 MW são de usina acima de 500 kW. Fábio Delgado, diretor comercial da TechLux, destaca que empresa está confiante que este é um segmento “que vai crescer cada vez mais no Brasil e por isso fechou boas parcerias”.

“Estamos focados no segmento de usinas acima de 500 kW e para isso investimos em dois itens. Estamos trabalhando com inversores de 250 kW e agora o lançamento de 350 kW da Kehua Tech, que tem dez anos de garantia fornecida pela fabricante e dependendo do tamanho das usinas conseguimos fornecer unidades sobressalentes para a planta”, afirma.

“Além disso, entramos em uma parceria com o fabricante de painéis, Leapton, para o fornecimento de painéis de 665 W, que utiliza células de 210 mm e reduz o custo na implantação devido ao tamanho do módulo, e que também fornece uma alta taxa de eficiência”, acrescenta Delgado.

Ainda segundo o executivo, as parcerias firmadas também visam atender as expectativas de investidores que atuam neste mercado de usinas. “Hoje em dia o mercado de usinas não avalia o preço do kW instalado, mas sim o preço do kWh gerado, ou seja, o quanto aquele equipamento vai produzir naquele custo, chamado de LCOE”, explica o executivo.

Como resultado, Delgado diz que a empresa apresentou um bom desempenho no primeiro semestre deste ano. “A TechLux teve alta de 30% em seu faturamento nos primeiros seis meses de 2021. Este crescimento ocorreu devido à estratégia da empresa e das novas parcerias que fizemos e nos ajudou a impulsionar este crescimento”.

Foto de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Líder de Comunicação do Canal Solar. Host do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado de energias renováveis. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Uma resposta

  1. Estou buscando construir uma usina solar acima de 500kw.
    Gostaria de saber sobre as regulamentações, lincenças, tipo de projeto para aprovação do orgão federal ou estadual, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.