Metade dos estádios da Eurocopa são abastecidos com energia solar

Das dez arenas selecionados para receberem as partidas do torneio, cinco possuem sistemas fotovoltaicos em operação
Metade dos estádios da Eurocopa são abastecidos com energia solar
Arquibancada da Allianz Arena, em Munique. Foto: Henrique Hein/Canal Solar

A Eurocopa 2024, a principal competição entre seleções europeias de futebol masculino, teve início nesta sexta-feira (14), na Alemanha, com a promessa de não somente receber grandes jogos, como também de ser uma edição marcada pela sustentabilidade.

Dos dez estádios selecionados para receberem as partidas do torneio, cinco possuem sistemas de energia solar instalados.

Outro estádio escolhido para sediar jogos da competição também conta com um projeto fotovoltaico em desenvolvimento, com a instalação prevista para ser finalizada após o término do torneio, no dia 14 de julho. 

Confira abaixo quais são os estádios da Eurocopa 2024 com sistemas de energia solar em operação ou com previsão de instalação.

Allianz Arena 

Foto: Henrique Hein/Canal Solar 

Conhecido por ser o estádio do Bayern de Munique, o Allianz Arena será palco da abertura da competição e receberá um total de seis jogos, incluindo uma das semifinais. 

Desde 2019, o estacionamento do campo de futebol conta com uma usina de energia solar de 834 kWp. O campo conta com capacidade para 66 mil espectadores. 

Deutsche Bank Park

Foto: Deutsche Bank Park/Reprodução 

Casa do Eintracht Frankfurt, o Deutsche Bank Park possui capacidade para cerca de 47 mil espectadores. O estádio receberá cinco partidas da Eurocopa 2024, incluindo um jogo das oitavas de final. 

A estrutura deverá contar com energia solar em breve, com a instalação de 1.288 módulos fotovoltaicos que prometem gerar até 510 mil kWh por ano

Estádio Olímpico de Berlim

Foto: Olympiastadion Berlim/Reprodução

Com capacidade para 71 mil pessoas, o Estádio Olímpico de Berlim é o maior campo da Eurocopa 2024 e receberá seis partidas da competição, incluindo a grande final.

A arena do Hertha Berlim conta com um sistema fotovoltaico com 1.614 painéis de energia solar que, juntos, geram quase 615 mil kWh por ano, o equivalente à demanda de 205 residências.  

No local, a usina instalada abastece diversas aplicações do estádio, como a iluminação e os sistemas de refrigeração e ventilação. A instalação do sistema está agendada para ser realizada após o encerramento da competição.

MHP Arena 

Foto: MHP/Reprodução

A arena do Stuttgart conta com capacidade máxima para 51 mil pessoas e receberá cinco jogos da Eurocopa 2024, incluindo uma das partidas das quartas de finais. O estádio conta com um sistema de energia solar recém-instalado de 300 kWp em seu telhado.

Red Bull Arena 

Foto: RB Leipzig/Reprodução

Inaugurado em 2004, a Red Bull Arena conta com uma capacidade máxima para cerca de 40 mil pessoas e receberá quatro jogos da Eurocopa 2024, sendo um deles das oitavas de final. 

O estádio do Leipzig conta com um sistema de energia solar instalado no telhado da sede administrativa da RB Leipzig, que fornece 10% da demanda de eletricidade do estádio e do campo das categorias de base do clube.

Signal Iduna Park

Foto: BVB/Reprodução 

O tradicional estádio do Borussia Dortmund, que conta com capacidade máxima para 62 mil pessoas, também receberá seis jogos da Eurocopa 2024, incluindo um das oitavas e outro das semifinais do campeonato.

Desde 2011, o campo de futebol conta com um sistema de energia solar com nove mil placas solares que cobrem uma área de quase 8,3 mil metros quadrados e geram cerca de 830 mil kWh por ano.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal