A cidade do Vaticano será abastecida por energia solar, de acordo com carta intitulada ‘Irmão Sol’, divulgada pelo Papa Francisco, na quarta-feira (26).
O pontífice ordenou que o parque seja construído em Santa Maria di Galeria, cidade nos arredores de Roma e que pertence ao pontificado, onde há a rádio Vaticano que também será alimentada por energia solar.
O parque será uma usina agrovoltaica, que é um espaço destinado tanto à agricultura quanto à produção de energia fotovoltaica.
A ideia é que a energia produzida supra a necessidade de toda a cidade do Vaticano, que é considerada um mini estado com 0,44 quilômetros quadrados.
O pontífice elegeu dois representantes da igreja para dar andamento ao projeto, o cardeal Fernando Vérgez Alzaga, presidente da comissão que governa o Estado do Vaticano; e o arcebispo Giordano Piccionotti, presidente da APSA (Administração do Patrimônio da Santa Sé).
Porém, ainda não há informações sobre qual será o tamanho do parque ou a capacidade de geração produzida por ele.
Papa Francisco e as mudanças climáticas
O Papa Francisco é um forte ator no combate às mudanças climáticas. Desde 2015, o pontífice se posiciona sobre o assunto, à época, ele disse que iria renovar o diálogo sobre como o mundo está lidando com o futuro do planeta.
Em julho de 2022, o Vaticano aderiu à Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (em inglês, UNFCCC – United Nations Framework Convention on Climate Change), que é um tratado internacional com o objetivo de estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, de forma que impeça interferência humana perigosa do ser humano no meio ambiente.
O Vaticano também participa do Acordo de Paris, que é de 2015, mas que Francisco assinou em outubro de 2022.
Outras medidas tomadas foram: perseguição à meta de emissões zero até 2050 e frota de veículos com emissões líquidas zero até 2030.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].