Ministério da Educação cria programa com incentivo às mulheres no setor elétrico

Projeto prevê que, no mínimo, 20% das vagas sejam destinadas às mulheres, visando incentivar a participação feminina no setor
Ministério da Educação cria programa com incentivo às mulheres no setor elétrico
Para mais informações, acesso o edital. Foto: Envato Elements

O Ministério da Educação criou o Qualifica Mais EnergIFE, um programa com o objetivo de qualificar profissionais do setor de energias renováveis, no qual 20% das vagas, no mínimo, serão destinadas às mulheres.

Ao todo, serão investidos R$ 34 milhões em mais de 17 mil vagas para profissionais em instalação de sistemas fotovoltaicos, ampliando a oferta de educação profissional e tecnológica, além de fomentar o setor.

Com o intuito de incentivar a participação feminina no setor de energia elétrica, as vagas são ofertadas por 144 unidades de ensino das instituições federais de educação.

O projeto será executado por meio da bolsa formação no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), referente à Lei nº 12.513/2011, regulamentado pela Portaria nº 1.042/2021, e pela Resolução FNDE nº 04/2013.

“Esse é um programa que, além de democratizar o acesso ao ensino e enfatizar a importância de mulheres no setor, contribui muito para o desenvolvimento da transição energética no país”, pontua a ABSOLAR.

Para mais informações sobre o Qualifica Mais EnergIFE (Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação), acesse o edital e saiba como participar pelo site das instituições participantes.

Foto de Stella Miranda
Stella Miranda
Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.