O Ministro do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu nesta terça-feira (17) com autoridades da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e representantes do setor elétrico para dar uma “resposta vigorosa aos vândalos que tentam atacar o patrimônio nacional, tão importante para o desenvolvimento do país, geração de emprego e renda”.
Segundo o Ministro, a reunião serviu para discutir questões fundamentais para a modernização da segurança do sistema de transmissão nacional, como a implantação de videomonitoramento, vigilância por drone e outros instrumentos que permitam identificar eventuais tentativas de sabotagens como as registradas entre os dias 8 e 14 de janeiro.
“Esse evento está servindo de oportunidade para que a gente avance na segurança desse grande patrimônio de todos os brasileiros e brasileiras”, destacou.
Entre as ações definidas estão o fortalecimento de parcerias com o Ministério da Justiça e as polícias Militar, Rodoviária Estadual e Federal para reforçar o patrulhamento nessas localidades.
Silveira informou ainda que a Polícia Federal está com inquéritos em andamento e todas as medidas necessárias ao monitoramento do sistema estão sendo tomadas pelo MME, pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e pelos órgãos de inteligência (GSI, PF, PRF e Ministério da Justiça).
“Todo esse trabalho está sendo desenvolvido para que a gente possa virar a página desses ataques, que não se justificam, e poder continuar discutindo pautas importantes, como a modernização do sistema elétrico, a transição energética e modicidade tarifárias, questões tão fundamentais e de prioridade para o país e para o presidente Lula”, afirmou o ministro, que garantiu que, apesar dos eventos, o abastecimento à população em nenhum momento foi prejudicado.
Também estavam presentes na reunião membros da Abrate (Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica), da ANEEL e do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
O presidente da Abrate, Mário Dias Miranda, destacou a importância do MME neste momento de atenção ao sistema elétrico do país. “O Ministério tem articulado e demonstrado o trabalho em seus atos”.
“Queremos trabalhar juntos e sermos parte da solução. Estes fatos que vem acontecendo são sensíveis e agridem toda a infraestrutura do setor elétrico, que é um bem essencial para a sociedade brasileira. Uma inteligência que atue preventivamente é fundamental para todos nós”, afirmou.
No último balanço da ANEEL foram registradas sete ocorrências com suspeita de vandalismos desde o último dia 8, sendo três em Rondônia, duas no Paraná e duas em São Paulo. Quatro torres de transmissão foram derrubadas e 12 danificadas.