MP 1.300 corre risco de perder validade

Medida precisa ser votada até 17 de setembro para garantir gratuidade da conta de luz para 17,1 milhões de famílias
MP 1300 corre risco de perder validade
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados retirou novamente da pauta a votação da Medida Provisória 1300/2025, que trata da ampliação da TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica). O texto precisa ser aprovado até 17 de setembro para não perder a validade.

É a segunda vez nesta semana que a votação é adiada. A proposta chegou a ser incluída na pauta de terça-feira (10), mas também não foi apreciada. O relator, deputado Fernando Coelho Filho (União-PE), segue negociando ajustes no texto, que ainda enfrenta resistência em alguns pontos.

Segundo o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), a suspensão da análise foi motivada pela falta de consenso.

“Não há um acordo ainda sobre o texto, há ainda pontos emergentes, e aí o relator e a mesa acharam mais conveniente não votar o texto. Portanto, fica suspenso. O presidente da sessão acabou de anunciar que não será votada hoje a MP 1300. Portanto, fica para a semana que vem”, disse em vídeo ao que o Canal Solar teve acesso.

A medida já foi aprovada em comissão mista, mas ainda depende da análise dos plenários da Câmara e do Senado. O governo estima que um dos pontos trazidos na MP 1300, a ampliação da TSEE, pode beneficiar até 17,1 milhões de famílias com a gratuidade na conta de luz.

Além do benefício social, a MP 1.300 inclui trechos de uma reforma estrutural no setor elétrico, como a abertura do mercado livre de energia para consumidores residenciais e mudanças na CDE (Conta de Desenvolvimento Energético).

Caso parte do conteúdo precise ser retirada, os trechos poderão ser incorporados à MP 1.304, que trata do teto da CDE e também tramita no Congresso.

LIVE: Medidas provisórias 1.300 e 1.304 ameaça real: O que o mercado de GD precisa saber?

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Raphael Guerra
Raphael Guerra
Estudante de jornalismo na PUC Campinas. Atuou na Futpress, TV Século 21, ENM e Rádio Campinas Digital. Possui experiência em podcast, televisão, rádio, notícias e assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.