27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

NASA instala painéis solares em espaçonave que estudará um dos primeiros asteroides

Espaçonave está próxima de sua configuração final antes do lançamento ao espaço, que está planejado para acontecer

Autor: 8 de março de 2022março 28th, 2022Brasil
NASA instala painéis solares em espaçonave que estudará um dos primeiros asteroides

Painéis solares da espaçonave são implantados na sala limpa High Bay 2 da JPL. Foto: NASA/JPL-Caltech

A NASA (National Aeronautics and Space Administration) concluiu mais uma etapa da missão Psyche, cujo objetivo é enviar uma espaçonave ao espaço para estudar um dos primeiros asteroides já descobertos: o 16 Psiquê. 

Depois do teste em câmara à vácuo, concluído no mês passado, agora foi a vez da companhia instalar painéis solares na espaçonave – que fará uma viagem de cerca de 2,4 bilhões de quilômetros rumo ao asteroide Psyche, considerado extraordinariamente rico em metal.

Por esse motivo, matrizes solares gêmeas foram anexadas ao corpo da espaçonave, dobradas longitudinalmente, e depois restauradas. De acordo com a NASA, quando essas matrizes se desdobrarem totalmente em voo, a espaçonave terá o tamanho de uma quadra de tênis. 

Depois de uma trajetória de 3,5 anos, a nave chegará em 2026 ao asteroide Psyche. A partir disso, a espaçonave passará quase dois anos fazendo órbitas cada vez mais próximas do asteroide para conseguir estudá-lo. A expectativa é que a mesma seja lançada ao espaço em agosto deste ano. 

Ao todo, as placas solares em forma de cruz têm cerca de 75 m², sendo as maiores já instaladas pela JPL (Jet Propulsion Laboratory) – empresa que já construiu milhares de naves espaciais ao longo das últimas décadas. 

Descoberta pelo astrônomo italiano Annibale de Gasparis em 1852, a rocha espacial Psyche foi batizada em homenagem à deusa da alma, na mitologia grega, e é o maior asteroide do tipo M já descoberto.

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.