29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Neoenergia lança plataforma que indica locais para novas conexões de GD

Projetistas e integradores podem, com base no CEP e coordenadas geográficas, obter informações sobre o ponto de conexão mais apropriado

Autor: 22 de novembro de 2023Tecnologia e P&D
2 minutos de leitura
Neoenergia lança plataforma que indica locais para novas conexões de GD

GODEL Conecta concede maior autonomia aos integradores de GD em suas prospecções. Imagem: Neoenergia/Divulgação

A Neoenergia anunciou, para o mercado de GD (geração distribuída) em média tensão, o GODEL Conecta, um sistema com tecnologia desenvolvida pela companhia por meio do programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), destinado a avaliar a capacidade da rede elétrica para acomodar novas conexões de geradores distribuídos.

Por meio de uma plataforma online, projetistas e integradores agora podem, com base no CEP e coordenadas geográficas, obter informações sobre o ponto de conexão mais apropriado para seus novos projetos de GD.

Com o GODEL Conecta, os integradores também têm a capacidade de verificar se obras de reforço são necessárias, contribuindo para um projeto mais adequado à realidade de conexão ao sistema de distribuição da concessionária de energia.

Além disso, o sistema, que apresenta aos clientes um mapa de disponibilidade, concede maior autonomia aos integradores de geração distribuída em suas prospecções, agilizando e tornando mais transparente o processo de conexão.

José Antonio Brito, gerente corporativo de Pesquisa & Desenvolvimento da Neoenergia, destacou que o GODEL Conecta representa um marco na busca contínua por inovação e eficiência, colocando o cliente no centro de atuação da companhia.

“Com essa plataforma pioneira, estamos promovendo maior transparência e autonomia, otimizando a análise e reduzindo o tempo de resposta aos clientes. A Neoenergia continua transformando o setor elétrico brasileiro, oferecendo soluções avançadas para os clientes”, ressaltou.

Plataforma apresenta ao cliente um mapa de disponibilidade que indica pontos livres para a conexão imediata de um novo gerador. Foto: Canal Solar

Plataforma apresenta ao cliente um mapa de disponibilidade que indica pontos livres para a conexão imediata de um novo gerador. Foto: Canal Solar

Mais detalhes

O GODEL Conecta aprimora a análise da distribuidora, reduzindo o tempo de resposta para clientes que desejam instalar usinas de GD em uma das áreas de concessão da empresa, que atua em quatro estados brasileiros e no Distrito Federal.

Esse novo sistema permite ainda aos clientes da Neoenergia realizar uma análise preliminar e prospecção, que passará por uma avaliação técnica posterior da distribuidora para garantir o atendimento no ponto desejado.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

3 comentários

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.