Sofar inicia testes para lançar microinversor voltado para Brasil

Fabricante também informou que terá um novo centro de reparo no interior de São Paulo
Segundo a Sofar, o objetivo é certificar-se da efetividade do produto no Brasil. Foto: Sofar/divulgação
Segundo a fabricante, o objetivo é certificar-se da efetividade do produto no Brasil. Foto: Sofar/divulgação

A fabricante Sofar deu início nos testes do microinversor da marca para lançar o produto para o mercado brasileiro. De acordo com a companhia, o objetivo é certificar-se da efetividade do produto no Brasil.

“Estamos tendo todo o carinho e a preocupação de primeiro testar 200 microinversores antes de disponibilizar ao mercado. Inclusive, o Nordeste é um dos principais palcos destes testes devido a características como temperatura e incidência solar. O objetivo é ter a certeza de que o produto está 100% adaptado ao mercado brasileiro”, informou Eduardo Fróes, diretor de Vendas da Sofar no Brasil.

Além deste lançamento, outra novidade da fabricante é a abertura de mais um centro de reparos no interior de São Paulo visando ampliar o suporte para integradores e consumidores da marca.

“Vamos abrir um segundo centro de reparos, maior do que temos atualmente. O objetivo é termos mais mão de obra e ampliar a capacidade de atendimento. Além disso, manteremos uma quantidade de inversores novos para que possamos atender nossos clientes da forma mais rápida possível”, comentou Fróes.

Desde 2017, a Sofar vem oferecendo produtos fotovoltaicos ao mercado brasileiro, sendo a G2 a primeira série de inversores da fabricante disponível no Brasil. Hoje, segundo Fróes, a companhia contabiliza cerca de 350 mil inversores comercializados no país.

“Os nossos produtos já foram testados em diversas redes e regiões do Brasil. Temos uma ótima representação no Nordeste, o que nos dá um panorama de como nossos produtos se comportam. Inicialmente, trouxemos a série G2 e, hoje, já estamos oferecendo a série G4, mostrando que o nosso produto acompanhou a evolução do mercado brasileiro”, pontuou.

Questionado sobre a atuação da marca e os resultados do primeiro trimestre, Fróes destacou que a fabricante apresentou um ótimo desempenho nos primeiros três meses deste ano, superando as metas estipuladas para o período.

“O primeiro trimestre foi fantástico para a Sofar. Da meta do ano, 40% já foi entregue no primeiro trimestre, mostrando uma recuperação que vem desde novembro do ano passado. Isso mostra o otimismo do mercado. Temos visto que os financiamentos estão mais facilitados, além da redução considerável no valor do kit nos últimos meses, facilitando que os consumidores brasileiros instalem energia solar em suas casas e comércios”, concluiu Fróes.

Sobre a Sofar

A Sofar conta com um portfólio que inclui inversores fotovoltaicos de 1 kW a 255 kW, inversores híbridos de 3 kW a 20 kW, sistemas de armazenamento em bateria e soluções de gerenciamento de energia smart energy para uso residencial, comercial e industrial, assim como para usinas centralizadas de larga escala.

Presente no Brasil desde 2017, a empresa conta com mais de 200 mil unidades comercializadas, chegando ao 3º lugar no Ranking da Greener em inversores fotovoltaicos monofásicos em 2021.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal