A fabricante de trackers Nextracker, em parceria com o FIT (Flex Instituto de Tecnologia), expandiu o Centro de Excelência Solar, localizado em Sorocaba (SP), de 30 mil metros quadrados para 46 mil metros quadrados.
“A expansão do Centro de Excelência Solar reforça nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento de soluções que otimizam a geração de energia solar, contribuindo para a descarbonização e o avanço tecnológico do setor”, afirma Nelson Falcão, diretor sênior de vendas da Nextracker.
Com foco no desenvolvimento de novas tecnologias para o mercado global solar, o laboratório de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao ar livre abriga sistemas fotovoltaicos de solo em várias disposições que possibilitam o estudo de performance de soluções da fabricante.
As instalações contam com equipamentos que permitem monitorar todo o ciclo de vida do projeto – desde a concepção estrutural, mecânica e elétrica à construção, operação e manutenção de plantas solares.
Com o laboratório, a Nextracker estuda o ciclo de vida completo dos sistemas de trackers, desde o desenvolvimento de projetos de estrutura (mecânica e elétrico) e a sua construção (operação e manutenção).
Os profissionais também realizam testes sobre dinâmica do vento, mecânica do solo e melhoria de performance do rastreador por meio de software e sistemas de backup de bateria.
Além dos laboratórios de eletrônicos de potência e de materiais e mecânica, o espaço conta com um centro de treinamento, destinado a capacitação de equipes internas e empresas parceiras da Nextracker.
Sistemas agrovoltaicos
Uma das principais pesquisas que estão sendo realizadas no local é o emprego de sistemas agrovoltaicos, com utilização de trackers. A Nextracker, em conjunto com especialistas do FIT, desenvolveu o AgriPV, solução que aprimora as práticas agrícolas e preserva a biodiversidade.
Utilizando o rastreador solar NX Horizon™ ou NX Horizon XTR™ que é adaptado ao relevo do terreno, foi gerada uma abordagem de leve impacto no solo, permitindo que as práticas agrícolas pudessem ser realizadas sem impacto na geração de energia solar e danos aos módulos e demais equipamentos solares.
Os principais objetivos do estudo que está em andamento é entender a performance e a agricultura em empreendimentos com AgriPV, além de mensurar a economia de água no processo de irrigação nestas usinas.
“Queremos apoiar a comunidade agrícola e práticas de agricultura sustentável para que os agricultores possam preservar suas terras por gerações, enquanto as utilizam para produzir energia limpa”, comenta Henrique Rodrigues, diretor geral da Nextracker.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].