4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Nordeste é a única região com 7 GW de capacidade operacional solar

Localidade celebra o Dia do Nordestino como um território fundamental para o desenvolvimento da fonte no Brasil

Autor: 7 de outubro de 2022outubro 10th, 2022Brasil
3 minutos de leitura
Nordeste é a única região com 7 GW de capacidade operacional solar

Pousada em São Miguel dos Milagres (AL) com painéis fotovoltaicos instalados. Foto: Reprodução/Hoteis.com

O Brasil celebra, neste sábado (08), o Dia do Nordestino – uma data que tem como objetivo homenagear a cultura de cada um dos nove estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A celebração também é uma forma de reforçar o combate à xenofobia e as pessoas que tentam diminuir o povo da região por causa de seus sotaques e condições socioeconômicas, baseado em desinformação e preconceito.

Além de sua rica cultura, o Nordeste também se notabiliza por ser um território fundamental para o desenvolvimento da energia solar no Brasil, sobretudo por causa de seus longos períodos de sol. 

Atualmente, a localidade é a região com a maior capacidade operacional do país, com 6,98 GW, somando os segmentos de GD (geração distribuída) e GC (geração centralizada), segundo dados atualizados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), atualizados no final da tarde de sexta-feira (07). 

Capacidade operacional por região brasileira, segundo a ANEEL:

  • Nordeste: 7,19 GW

  • Sudeste: 6,88 GW 

  • Sul: 2,94 GW

  • Centro-Oeste: 2,14 GW

  • Norte: 0,93 GW

Entre as grandes usinas, o Nordeste é responsável por dois terços da potência operacional gerada no Brasil: 4,33 GW dos 6,52 GW existentes. Ao todo, são 177 grandes empreendimentos fotovoltaicos em operação. 

A região também aguarda a implementação de outras 768 usinas, que estão em fase de construção ou esperando autorização para início das obras. A previsão é que as novas usinas, quando estiverem prontas, acrescentem mais de 31,9 GW ao SIN (Sistema Interligado Nacional). 

Além disso, os dados da ANEEL mostram ainda que três dos quatro estados com maior volume de potência operacional em GC no Brasil são do Nordeste: Bahia (1,35 GW); Piauí (1,24 GW) e Ceará (O,7 GW). Minas Gerais é o único “intruso” da lista, liderando a geração do segmento no país, com 1,49 GW.

Já com relação aos empreendimentos de micro e minigeração distribuída, o Nordeste contabiliza 2,83 GW de potência instalada, ficando atrás somente das regiões Sudeste (4,79 GW) e Sul (2,92 GW), e se mantendo à frente do Centro-Oeste (2,12 GW) e Norte (0,96 GW). 

Os estados nordestinos que hoje contam com mais potência instalada em GD são: Bahia, Ceará e Pernambuco, com 0,57 GW; 0,46 GW e 0,43 GW, respectivamente. Atualmente, a região também soma pouco mais de 265 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede de distribuição. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.